O Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Maracaju realizam, nesta sexta-feira (01), o III Encontro do Plano de Compras da Agricultura Familiar, às 7h30, na SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), localizada na Rua Melanio Garcia Barbosa, 861, no Centro da cidade.
As Agroindústrias foi o eixo priorizado a ser trabalhado pelo programa e o encontro é uma oportunidade para todos os envolvidos no plano de desenvolvimento das compras, dentre eles: Secretários de Educação, Agricultura, Assistência Social, Vigilância Sanitária, Saúde, Representantes dos diretores, professores, manipuladoras de alimentos, setor de compras e agentes envolvidos com a alimentação escolar.
O evento tem por finalidade fechar o Plano de compras de gêneros alimentícios do município para a merenda escolar, prevista no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), sob gestão da Secretaria de Educação, e demais compras deste gênero previstas na gestão da Assistência Social. Também estão envolvidas a Secretaria de Saúde, bem como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, uma vez que o planejamento exige uma ação coordenada entre as secretarias de governo.
Para a promoção do desenvolvimento local, o poder público tem a missão de organizar a demanda de compras, além de oferecer apoio à organização da oferta por parte dos produtores locais. Após este planejamento, é possível estabelecer com mais assertividade as ações necessárias para aprimorar o potencial das compras públicas da cidade junto a aquisição de gêneros alimentícios locais, e dessa forma, assegurar que o recurso público permaneça na economia do município gerando produção e renda local.
Cidade Empreendedora
O encontro faz parte do Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento.
O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.
Por: Nayara Tiago