Circuito de Energias Renováveis é realizado em Jaraguari e leva informações para empresários locais

/ / Jaraguari

Por meio do programa Cidade Empreendedora, nesta terça-feira (21), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Jaraguari promoveram o “Circuito de Energias Renováveis”, no Sítio Pingo de Ouro, com o objetivo de auxiliar os pequenos empresários locais a otimizarem os custos com energia elétrica e tornarem as empresas mais sustentáveis.

Na data, houve uma palestra que apresentou aos participantes estratégias que podem ser utilizadas para a redução de gastos com energia elétrica. Foram expostas alternativas que podem ser executadas sem custos iniciais, além de outras medidas que necessitam de algum tipo de investimento como a elaboração de um projeto para a geração de energia solar e o aluguel de energia oriunda de usinas fotovoltaicas. O encontro também contou com a participação de instituições financeiras locais que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.

O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, ressaltou a importância do evento para que empreendedores possam gerar economia a partir da adoção de medidas sustentáveis e lembrou que o empresário poderá investir mais no negócio ao implementar as iniciativas apresentadas.

“O evento foi de grande valor pois mostrou que gerar a própria energia é mais barato e sustentável, e o quanto é importante investir em energias renováveis, limpas, principalmente a fotovoltaica. Nossa prefeitura, inclusive, já está se mobilizando para construir a própria usina fotovoltaica, para melhorar o uso dos recursos públicos, gerando a energia que gastamos. O valor investido virá de financiamento a ser contratado, porém, a parcela será mais barata que o valor gasto com energia atualmente”, pontuou o líder do executivo.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Vitor Gonçalves Faria, o encontro é fundamental esclarecer as dúvidas dos empresários sobre o tema e estimular adoção de medidas que gerem economia. “O Circuito de Energias Renováveis procura apoiar os empreendedores na redução dos custos de energia e gera outros benefícios também. No evento, há empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável. Os participantes assistem a palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens desse uso, e depois podem conversar com as especializadas”, esclareceu Vitor.

Primeira empresa a produzir defensivos agrícolas biológicos em Mato Grosso do Sul, a Agronatural Sistemas Biológicos é um dos pequenos negócios que esteve presente na ocasião, representada pela sócia-adminstradora Luciana Baumhardt Beretta, que aposta neste tipo de ação para melhorar a gestão do seu negócio.

“O evento foi muito importante, me trouxe muito conhecimento e eu acredito que essa troca de informações é muito válida tanto para empresas que oferecem esse serviço quanto para nós consumidores. Eu agradeço o convite e à Prefeitura de Jaraguari, e espero que possamos participar mais vezes de eventos como esse”, relatou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.