Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora
Na noite desta quinta-feira (11), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Sonora lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local. A iniciativa foi desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano.
De acordo com o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, o plano é importante para auxiliar a administração pública a agir de forma mais assertiva e trazer, ainda mais, resultados para a cidade. “É um sonho para nós termos hoje o plano. Eu vejo no Cidade Empreendedora uma ferramenta importante para que a gente possa atender as demandas do município e aproveitar as vocações que ele possui. Acredito que no final do programa, em agosto de 2022, nós vamos atingir o nosso objetivo que é ter uma Sonora dinamizada com uma economia pujante e desenvolvida”, ressaltou o gestor.
O Plano de Desenvolvimento Econômico de Sonora é composto por 26 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, aumentar autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com que os moradores comprem do comércio local, atrair novos empreendimentos, além de impulsionar a área do turismo. Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, documento é resultado de um trabalho desenvolvido em conjunto com o poder público e lideranças locais.
“O Sebrae, junto com a prefeitura, sociedade local e representantes das instituições que recompõem e dinamizam o município, como Associação Comercial e Sindicato Rural, construiu o Plano de Desenvolvimento Econômico. Fizemos uma oficina em que todos pensaram qual seria a melhor estratégia para a transformação do município. Esperamos que esse plano seja mais do que as 26 ações que irão ser realizadas, mas que ele represente o início de um grande processo de desenvolvimento para o município, por isso contamos com a participação de todos para realização das iniciativas”, pontuou Tito.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.
Na data, também estiveram presentes durante o Lançamento do PDE, o primeiro secretário da Associação Comercial e Agroindustrial de Sonora (ACIAS), Oziel Freitas de Oliveira, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Dalmi Alves, além de outras lideranças locais.
Melhorias para a Sala do Empreendedor
Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico, durante o evento o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Sonora um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço.
Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).
Para mais informações a respeito do programa Cidade Empreendedora, entre em contato com o Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800.