Com ações do Cidade Empreendedora, Bataguassu visa se tornar polo de turismo de pesca

/ / Bataguassu

Município se prepara para avançar na atividade turística, definida como prioritária entre Sebrae e Prefeitura

Por: Natália Moraes

Após cerca de um ano de atividades do Cidade Empreendedora em Bataguassu, na quinta-feira (19) na Câmara Municipal, o Sebrae e a Prefeitura Municipal apresentaram os resultados do programa, que visa acelerar o desenvolvimento econômico do município. A principal ação definida para a cidade é a estruturação da atividade turística, com foco no Turismo de pesca. A apresentação do balanço contou com a participação de mais de 200 pessoas. O evento integra a programação do Dia da Oportunidade, que continua durante toda a sexta-feira (20).

“Bataguassu tem uma vertente forte para a industrialização, para o comércio e pecuária. Então, definimos no Cidade Empreendedora um novo eixo para trabalharmos e aqui tem um potencial muito grande. Há um empenho da prefeitura em transformar a cidade em um negócio mais propício para o turismo”, explica o consultor do Sebrae/MS, Gustavo Schmidt.

Entre as ações já realizadas, está a construção de dois píeres nos rios Pardo e Paraná, que banham a cidade. As estruturas visam receber o turista e facilitar o acesso às águas, além de garantir um espaço de lazer. Outra iniciativa é a construção do primeiro balneário municipal de Bataguassu, em fase de construção.

Para o prefeito Pedro Arlei Caravina, Bataguassu possui uma logística importante com potencial de desenvolvimento. O município, que fica na região Leste do Estado, faz divisa com São Paulo, além da fronteira com os dois países vizinhos, Paraguai e Bolívia. “Apesar da logística, precisávamos entender qual a vocação econômica do município. Dentro deste trabalho, identificamos o eixo do turismo. A partir de então, criamos situações para aproveitar este potencial”, disse.

Ainda segundo o prefeito, o projeto já trouxe impactos importantes para a cidade, como o crescimento do número de Microempreendedores Individuais. Em 2011, eram 108 pessoas registradas como MEIs em Bataguassu, já em 2018, são 906 registrados. Além disto, o número de empresas da região, no mesmo período, cresceu em 102%.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Mais informações sobre a programação do Dia da Oportunidade aqui.