Plataforma criada por meio do programa Cidade Empreendedora irá facilitar o acesso dos empreendedores à informações relacionadas às compras públicas
Para facilitar o acesso dos pequenos negócios locais aos editais de licitação lançados pelo município, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, em parceria com o Sebrae/MS, lançou nessa terça-feira (25) durante o Happy Hour de Negócios, realizado no Del’Toro Resto Bar, o Portal Empreende Ponta Porã. Desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, a plataforma digital visa aproximar os empresários da gestão pública e ampliar a transparência dos certames.
Durante o evento, além do lançamento da plataforma, os participantes puderam trocar conhecimentos e fazer networking em um ambiente descontraído. Também houve um diálogo sobre o tema “Compras e Licitações”, mediado pelo consultor do Sebrae, Luis Pivovar. Segundo a secretária de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã, Raquel Lageano, o Portal Empreende Ponta Porã trará diversas facilidades para as empresas locais.
A gestora esclarece que, além de disponibilizar informações sobre os documentos necessários e os editais de licitação, os empreendedores poderão falar diretamente com o agente de desenvolvimento para esclarecer dúvidas. “Isso trará agilidade aos processos e também possibilitará o acesso a cursos. Sem falar que o portal também oferece espaço para a empresa aparecer como possível fornecedora, o que funciona como uma propaganda do negócio, já que outros poderão ter acesso ao contato e ao tipo de serviço ou produto oferecido”, afirmou Raquel.
De acordo com a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, a plataforma irá dar apoio aos empreendedores além de possibilitar que a prefeitura identifique quem pode atendê-la. “Quando o empresário faz o cadastro, é possível enxergar quais são as empresas locais que podem se tornar fornecedoras e, ao mesmo tempo em que isso acontece, o empresário consegue se adequar e participar dos processos licitatórios. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento do município, pois dessa maneira, o empreendedor garante uma fonte de renda, não depende somente do cliente final, e a prefeitura consegue comprar do pequeno e possibilitar que o dinheiro gire dentro da cidade”, esclareceu a gerente.
Serviço e transparência
Além de acompanhar os processos licitatórios, a plataforma permite que os empreendedores locais cadastrados tenham acesso ao Cronograma de Compras da Prefeitura Municipal, o que possibilita que eles se preparem para participar dos pregões. Outra vantagem da plataforma é que ela contém informações que auxiliam as empresas locais a entenderem quais são as exigências que devem ser cumpridas para se tornarem aptas a vender para a prefeitura.
O Portal Empreende Ponta Porã também irá possibilitar que o processo de compras seja mais transparente, já que os empreendedores poderão ter conhecimento do andamento das licitações feitas pela prefeitura, além de conseguirem emitir as certidões necessárias. Outro recurso disponibilizado é o acesso direto à Sala do Empreendedor, a partir de um atendimento on-line, para o esclarecimento de dúvidas a respeito de como se regularizar e do funcionamento dos processos.
Para obter outros detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.