Com carretas equipadas, programa Cidade Empreendedora cursos para população de Jardim

/ / Jardim

Ação é promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, e oferece capacitação gratuita em áreas diferentes 

A partir desta segunda-feira (13), Jardim recebe mais uma ação promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Redução de Desperdício, Automotiva e Construção Civil. Cada unidade móvel ficará na cidade por tempo determinado e seguirá uma programação diferente (Veja abaixo).  

Com a expectativa de capacitar oito mil pessoas, a ação contempla também outros 21 municípios que integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. No total, são sete carretas que irão percorrer as cidades e disponibilizar para os interessados 36 opções de cursos em áreas diferentes.  

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a iniciativa fornece conhecimento para a população e irá ajudar a promover o desenvolvimento. “Nós conseguimos gerar oportunidades por meio da capacitação e, ao levar as carretas até esses municípios, a gente qualifica os empresários, as pessoas que irão ser os futuros empreendedores e também aqueles que serão empregados por eles, vamos ampliar as chances de um futuro melhor. Empreender é capacitar e se qualificar, por isso, a parceria traz mais uma inovação por meio do Cidade Empreendedora”, ressaltou Jaime. 

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora já realizou diversas ações nos municípios parceiros e essa será mais uma iniciativa para apoiar o pequeno empreendedor. “Estamos trabalhando nos municípios, visitamos um por um dos negócios para conhecer a realidade do empreendedor, além de atuarmos junto com a prefeitura e lideranças para melhorar o ambiente de negócios e facilitar a vida do empresário. Agora chegamos até os trabalhadores, queremos melhorar o nível dos serviços, do atendimento e fortalecer o comércio local, garantindo mão de obra qualificada”, pontuou Mendonça. 

O diretor regional do Senai MS, Rodolpho Mangialardo, ressaltou a importância do trabalho que será realizado de forma conjunta. “O Senai está sempre de portas abertas e fomentando a qualificação para todos os perfis profissionais. Dentro do Cidade Empreendedora vamos levar as sete carretas com a possibilidade de atender mais de 8 mil alunos. A pedido do nosso presidente, Sérgio Longen, avançamos com as capacitações que mais foram demandadas, com o que temos de melhor em tecnologia, para que possamos levar até os municípios cursos específicos que atendam as necessidades de cada região. É um orgulho e um privilégio muito grande para o Senai essa parceria com Sebrae para a gente poder avançar na qualificação do profissional”, enfatizou Rodolpho. 

Cronograma em Jardim 

Com capacitações de 8 horas/aula voltadas para área Automotiva, a primeira carreta permanece na cidade a partir de segunda-feira (13) até o dia 18 de setembro e oferece os seguintes cursos: Noções Básicas de Mecânica Automotiva; Princípios para Manutenção de Automóveis; Elétrica Básica Automotiva; Fundamentos de Eletricidade Automotiva; e Fundamentos de Processos de Soldagem e Noções Práticas de Borracharia. 

Em setembro, outras duas unidades móveis também estarão na cidade. A carreta da Transformação Digital permanece no município, do dia 18 ao dia 21, com os cursos de Introdução ao marketing digital para o empreendedor; Introdução aos fundamentos de gestão de mídias; Uso da Internet para alavancar seu negócio; Gestão de atendimento para Whatsapp; e Novas tecnologias – realidade aumentada. Cada capacitação tem a duração de 4 horas/aula.  

Já entre os dias 20 e 22 deste mês, a carreta de Redução de Desperdício permanece no município e oferecerá um curso, com duração de 4 horas/aula, que busca sensibilizar o empresário de como é possível, através de ferramentas de qualidade e de gestão, reduzir desperdício de água, energia e insumos, otimizando o processo produtivo. 

A carreta da Construção Civil estará na cidade de 3 a 9 de novembro, com as seguintes capacitações: Noções de Instalações de Segurança – Cercas Elétricas; Noções de Instalações de Segurança – Vídeo Monitoramento; Noções Básica de “Marido de Aluguel”; Noções de Revestimento Pintura Convencional; Noções de Aplicação de Pisos e Revestimentos; e Noções de Reparos Hidráulicos. Cada curso oferecido terá duração de 8 horas/aula. 

As unidades móveis que oferecem capacitações nas áreas Automotiva, Construção Civil e Transformação Digital estarão estacionadas na Rua Marcia Valéria de Freitas, nº1335, Jardim Panorama; enquanto a carreta destinada ao curso de Redução de Desperdício estará na Praça Getúlio Vargas, localizada na Av. Duque de Caxias, s/n, Centro. Os cursos serão oferecidos de segunda-feira a sábado, no período da manhã das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, de acordo com carga horária de cada capacitação.  

Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia no Centro de Atendimento ao Turista, localizado na rua Tenente Ari Rodrigues, nº516. O horário de atendimento do espaço é de 7h às 17h. Caso necessite de mais informações em relação às inscrições, o telefone do CAT é (67) 3251-1799. 

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.