Com compra de alimentos do PAA, Maracaju fortalece agricultura familiar

/ / Maracaju

Cada vez mais os municípios estão investindo nas aquisições de gêneros alimentícios diretamente dos produtores rurais. A qualidade dos produtos, a agilidade na entrega e o processo de compra bem menos burocrático conquistaram muitos gestores públicos.

Em Maracaju, a agricultura familiar é a responsável pela mudança de realidade de muitos produtores que possuem como fonte de renda a comercialização de gêneros alimentícios. Nesse contexto, o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e o Sebrae/MS, tem ampliado os canais de comercialização da produção.

Em 2019, a chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) efetivou aproximadamente R$500 mil em contratos para atender a Secretaria Municipal de Educação com a compra de gêneros alimentícios para a merenda escolar do município.

O destaque de agora foi a conclusão da chamada pública para atender a Assistência Social, por meio das compras institucionais, totalizando o valor de R$ 139.950,00 e beneficiou 32 agricultores familiares com mais de 50 produtos contratados.

São legumes, frutas, hortaliças, polpas de fruta e bebida láctea que vão incrementar o cardápio do público assistido pela Assistência Social. São produtos saudáveis, frescos e que respeitam os hábitos alimentares e a vocação agrícola do município.

O consultor do Sebrae/MS, Leo Luís Grison, destacou Maracaju como um município que aposta na compra da agricultura familiar como uma das estratégias para promover o desenvolvimento local. Vale destacar que Maracaju ganhou o Prêmio Prefeito Empreendedor edição 2019 com o Projeto Maracaju Forte no Campo, onde demonstra apoio na produção e comercialização. Outro destaque é o trabalho integrado com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que tem sido fundamental para o avanço das ações.

Cidade Empreendedora

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

 

Por: Nayara Tiago