Com destaque na agricultura familiar, Maracaju recebe palestra sobre feira do produtor

/ / Maracaju

Iniciativa faz parte do Cidade Empreendedora, programa de aceleração econômica desenvolvido pela Prefeitura e o Sebrae/MS

Encontrar o modelo certo e econômico para auxiliar o pequeno produtor em comercializar seus produtos é uma forma de motiva-los a continuar produzindo e se manter em suas propriedades. Em Maracaju, a feira livre já tem incentivado os produtores e agora ganha reforço para melhorar ainda mais o espaço para feirante e consumidores.

Nesta quarta-feira (11), o Sebrae promoveu um encontro entre gestores públicos e pequenos produtores com a palestra “Guia Prático de Uma Feira de Sucesso”, com o consultor especialista em compras públicas do Sebrae, Luis Cesar Pivovar. Mais uma ação do Cidade Empreendedora, programa de aceleração econômica com foco na melhoria do ambiente de negócios desenvolvido pela Prefeitura e o Sebrae/MS.

Durante o encontro, Luis Cesar Pivovar, destacou que as compras públicas para os pequenos produtores avançaram bastante, mas o nicho de feiras pode melhorar. “São muitas as dúvidas, perdas de clientes, mas esse mercado é importante e o pequeno não pode perder. Hoje a nossa pesquisa mostra que o cliente das feiras está envelhecendo e os jovens não estão tendo cultura de ir à feira. Os motivos são muitos, tecnológicos, falta de incentivos dos pais em levar os filhos, atrativos das próprias feiras, e aí que entra o trabalho de resgatar esse gosto e não perder esse cliente”, disse Pivovar.

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja falou do avanço conquistado junto aos pequenos produtores. “Buscamos sempre dar apoio para que eles se fortaleçam cada vez mais, e junto a suas propriedades possam viver dignamente. Já estamos preparando um espaço ainda melhor para a feira, melhor para o feirante e para o consumidor”, afirmou.

Segundo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Frederico Felini, o município não mede esforços para melhorar a vida do pequeno produtor.” Tudo o que está em nosso alcance estamos fazendo e precisamos também da participação deles para essas decisões, não podemos parar apenas nas compras públicas, precisamos de outra clientela e as feiras são grandes consumidores, mas, o produtor também tem de torná-las atrativas”, pontuou Frederico.

Cidade Empreendedora

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br