Com exposição de produtos de aproximadamente 35 empreendedores e diversas apresentações culturais, a reinauguração da Feira Prospera, em Bela Vista, atraiu mais de duas mil pessoas para a Praça Álvares Mascarenhas, na noite de sábado (9). O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, marcou o retorno do funcionamento do espaço, após quatro anos desativado.
Segundo o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, essa foi uma grande conquista para o município, pois a feira auxilia a alavancar a economia, além de ser um espaço de lazer para a população. “Percebemos um impacto significativo em vários aspectos. Durante a feira, os produtores têm um movimento extra, além do que teriam no dia a dia, alguns contratam até assistentes, gerando renda para mais pessoas. A população também compra mais, porque está em clima de festa, com os shows e as apresentações, confraternizando com a família e os amigos. Assim, estamos movimentando a economia da cidade e eu tenho certeza de que as pessoas ficaram felizes e satisfeitas com esse movimento”, afirmou o líder do executivo.
O intuito de reativar a feira foi elencado entre um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado para Bela Vista em 2022, junto com o Sebrae/MS, para direcionar as ações de fomento à economia a serem desenvolvidas pelo programa Cidade Empreendedora. Agora, em 2024, a previsão é de que a iniciativa seja realizada mensalmente, meta atingida com o apoio do projeto “Hoje é dia de Feira”, também levado para o município pelo Sebrae/MS.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/MS, Alexssandro Schmidt, os empresários contaram com o suporte do Sebrae para que pudessem se capacitar e entender a importância de trabalhar em conjunto, promovendo a geração de renda e a aproximação da comunidade. “A Feira Prospera fomenta a comercialização dos produtos locais e a venda gera movimento na economia do município, além de ser um momento de lazer para os moradores. Então, é um passo importante para o município no fomento ao empreendedorismo, um objetivo do Plano de Desenvolvimento Econômico que foi alcançado com esse propósito”, pontua o analista.
Para o secretário municipal de Fazenda, Aires Cafure, mais do que trazer renda para os empreendedores locais, o local é importante para a promoção cultural da cidade. “A feira significa muito para Bela Vista. Primeiro por ser um espaço aberto ao pequeno produtor e artesão. Aqui está o que há de melhor em Bela Vista, é a sua expressão cultural da nossa gente e da nossa terra. Nossa expectativa é de que se transforme num marco da nossa cultura e comércio e colabore para o nosso crescimento econômico”, deseja o secretário.
Retorno da feira e fomento ao empreendedorismo
A feira foi suspensa em 2020, em decorrência da pandemia de covid-19 e foi rearticulada com a realização de várias reuniões promovidas pela Sala do Empreendedor com apoio do Sebrae/MS. Para esta nova fase, os feirantes antigos foram mobilizados e novos empreendedores foram convidados, resultando no envolvimento atual de aproximadamente 35 expositores de diversos segmentos como artesanato, agricultura familiar e alimentação.
A agente de Desenvolvimento Econômico do município, Adriely Gaona Miranda, responsável pela Sala do Empreendedor, ressalta a importância da união de forças entre as instituições para a consolidação do espaço. “O projeto ‘Hoje é dia de Feira’ nos estruturou e guiou e a Sala do Empreendedor teve um papel importantíssimo de juntar, incentivar e trazer os expositores, ou seja, de conseguir formar um time. Então este evento está acontecendo através de vários atores e essa retomada dá uma injeção de ânimo nos munícipes”, avalia a agente.
Para viabilizar a reinauguração da feira, o Sebrae/MS ofereceu consultorias e ministrou capacitações para fortalecer os empreendedores em temáticas como liderança, mercado, precificação e comunicação. Outro ponto trabalhado foi o associativismo, o que corroborou para o início do processo de formalização da Associação dos Feirantes de Bela Vista, que está em andamento.
Os expositores reconhecem as melhorias que o conhecimento adquirido gerou nos negócios. A empresária da livraria e papelaria Entre Linhas, Cristiane Bernhard, sente que as capacitações contribuíram para que estivesse mais preparada para expor na feira. “Elas têm ajudado bastante, principalmente no planejamento. Muitas vezes a gente fazia as coisas sem planejar e agora com os cursos a gente consegue cuidar melhor dos gastos e ter organização para marcar eventos e participar de tudo. Já a Feira Prospera tem ajudado bastante na divulgação do nosso material, principalmente para quem não tem loja física. Aqui temos a oportunidade de expor para os clientes que não têm acesso ao material digital”, disse a empresária.
Bianca Cáceres, proprietária da Ramonita Bolo de Salgado de Bela Vista, percebeu que as oficinas colaboraram, especialmente, e para a precificação adequada dos produtos, além de trazer orientações sobre a melhor forma de apresentá-los ao público. “Com o apoio do Sebrae estamos tendo a visão de empreender e a retomada da feira é um diferencial para nossa cidade, por ser um evento familiar e gerador de renda para os pequenos empreendedores”, considera Bianca Cáceres.
A estruturação do negócio possibilitada pelas capacitações, juntamente com a grande participação da população na feira, permitiu que os empresários ampliassem a renda. Ao final do evento de lançamento, por exemplo, as vendas da Feira Prospera alcançaram R$ 31 mil, entre o que foi comercializado na noite de sábado e as encomendas que foram feitas no local. Para a empreendedora, Katia Coen, da KL Espetinhos, isso foi uma grande conquista para os empreendedores. “Aprendi muita coisa nas capacitações e estou aplicando as regras aqui. As vendas estão movimentadas e está dando tudo certo. Nota 10 para a Feira Prospera”, elogiou a empresária.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Atualmente, o programa está em execução em 36 municípios de Mato Grosso do Sul com ações voltadas para fortalecer os pequenos negócios locais, seja no campo ou na cidade, além de atuar para a melhoria do ambiente de negócios em cada município.
Junto com Bela Vista, também fazem parte do programa em Mato Grosso do Sul os seguintes municípios: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.