Em parceria com o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul realizou, na noite dessa quarta-feira (18), a solenidade de entrega do prêmio “Troféu Chapadão do Sul de Empreendedorismo, Inovação, Educação Ambiental e Sustentabilidade”, que reconheceu 15 empreendedores do município, entre empresários e produtores rurais, com iniciativas inovadoras e sustentáveis e que se destacam pela responsabilidade social. Voltado para valorizar o comércio local e fomentar o empreendedorismo, o evento fez parte da agenda de comemorações do aniversário do município, que completa 36 anos, no dia 23 de outubro.
Na mesma data, também foi entregue a premiação do Concurso de Educação Ambiental que envolveu estudantes das nove Escolas Municipais de Chapadão do Sul. Ao todo, 54 alunos, foram reconhecidos pelos trabalhos desenvolvidos em prol do fomento à consciência ambiental. Os estudantes inscreveram produtos desenvolvidos em duas categorias diferentes: em uma delas fizeram um vídeo sobre a coleta seletiva e, em outra, elaboraram uma redação sobre sustentabilidade. Em cada categoria, foram selecionados os três melhores trabalhos de cada escola, classificando-os em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Para o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, as duas iniciativas exercem um papel importante de valorização, com grande impacto na sociedade. Uma delas, promove a transformação de crianças em cidadãos conscientes da importância do cuidado com o meio ambiente e, a outra, fortalece o empreendedorismo, além de incentivar as empresas a tornarem-se, cada vez mais, inovadoras e sustentáveis.
O líder do executivo também reiterou a importância do trabalho em conjunto com o Sebrae para a realização da iniciativa e citou outras ações em prol da sustentabilidade em que a prefeitura foi incentivada pela instituição, como a modernização da coleta seletiva, que tem gerado importantes recursos para o município. “O Sebrae é parceiro fundamental na busca de uma cidade melhor”, destacou Krug.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o trabalho desenvolvido em Chapadão do Sul, por meio do programa Cidade Empreendedora, tem gerado impactos positivos, tornando o município ainda mais competitivo economicamente, além de preparar a gestão municipal e os empreendedores para que eles possam se preparar para os desafios do futuro, o que inclui a necessidade de inovar e adotar medidas sustentáveis.
“O Sebrae mostra as oportunidades para o município e traz ferramentas para que o poder público e os pequenos negócios possam se capacitar e se preparar para o que está por vir e Chapadão do Sul tem aproveitado todo esse conhecimento com muito sucesso. A premiação que vemos hoje aqui é um exemplo disso, temos a gestão municipal reconhecendo o comércio local, os produtores, e incentivando a adoção de boas práticas, o que irá fomentar o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios”, pontuou Mendonça.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, José Teixeira Júnior, salientou que o trabalho desenvolvido por meio do programa Cidade Empreendedora trouxe para a gestão pública um olhar sobre a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico do município e, a partir dessa visão, pensou-se na criação do troféu como ferramenta para valorizar os empresários.
“O Sebrae tem sido um parceiro importante do nosso município. Além de auxiliar a nossa gestão, também tem capacitado os empresários para que eles melhorassem o negócio e, esse trabalho, fez com que muitos pudessem concorrer a premiação. Quisemos reconhecer de forma justa o pequeno empreendedor e os produtores, pois essas são as pessoas que movimentam a nossa economia e permitem que Chapadão do Sul seja o município que mais se desenvolve no Estado”, expôs Júnior.
Durante o evento, além de conferirem a premiação do Troféu Chapadão do Sul de Empreendedorismo, Inovação, Educação Ambiental e Sustentabilidade e do Concurso de Educação Ambiental, o público também pode assistir à palestra “Protagonismo e felicidade: A mudança que você faz no mundo”, ministrada por Marcos Piangers; jornalista com experiência na Rede Globo, autor do best-seller “O papai é pop” com mais de 500 mil cópias vendidas. A ação também trouxe uma praça de alimentação com a participação de 18 pequenos negócios locais.
Troféu Chapadão do Sul de Empreendedorismo
Mais de 180 empreendedores se inscreveram para participar da premiação, por meio de um vídeo com a apresentação do negócio. Os materiais foram avaliados por uma comissão composta por representantes de dez entidades convidadas que analisaram os seguintes requisitos: história da empresa, iniciativas voltadas a inovação, ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Ao todo, 15 empresas foram selecionadas e receberam a premiação em cinco categorias diferentes. Confira abaixo:
Categoria Microempreendedor Individual (MEI)
1º lugar: Pamonha da Vó Ciça
2º lugar: Tapioka do Lucas
3º lugar: Instituto Flávia Nayara
Categoria Microempresa (ME)
1º lugar: Hangar 67
2º lugar: Eletrotécnica Reobote
3º lugar: Internet M2B
Categoria Empresa de Pequeno Porte (EPP)
1º lugar: Practica Lavanderia
2º lugar: Planorte Madeiras e Móveis
3º lugar: Garra Materiais de Construção
Categoria Agricultura Familiar
1º lugar: José Faustino
2º lugar: Iolan Forlim
3º lugar: Maris Olímpia
Grandes Produtores homenageados: Rudimar Artur Borgelt, Maria Otília Zardo e Christovan Krug.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.