Com o apoio do Sebrae/MS, a Prefeitura de Miranda entregou à população um espaço para a realização de capacitações voltadas aos empreendedores locais e para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Localizado na sede da Escola Municipal Urbana Estanislau Bossay, o Polo de Qualificação Técnica foi consolidado a partir do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, como uma das iniciativas previstas no Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado para o município.
A inauguração oficial do espaço foi feita nessa quinta-feira (1º), com a realização da oficina “Faça mais vendas em datas comemorativas”, promovida pelo Sebrae como ponto de partida para uma série de cursos e capacitações que serão oferecidos pelo programa Cidade Empreendedora no local. Na data, o evento contou com a participação do prefeito de Miranda, Fábio Florença.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Carmem Florença, o lançamento do Polo de Qualificação em Miranda é um avanço para atender à necessidade de geração de emprego e renda no município. “Diante da dificuldade em atrair grandes indústrias, estamos direcionando nossos esforços para fortalecer os pequenos e médios empreendimentos, capacitar a mão de obra e proporcionar qualificação aos empreendedores locais, abrindo novas oportunidades de trabalho para a população em busca de emprego. Reconhecemos a importância de capacitar também na área de beleza, impulsionando o empreendedorismo feminino e fortalecendo esse e outros segmentos de serviços que já existem em nossa cidade”, destacou.
A analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Durso, ressalta que o local vem para atender uma necessidade do município e terá um papel importante no desenvolvimento econômico da cidade. “Essa é uma ação que responde a uma demanda que foi identificada nas pesquisas iniciais do programa Cidade Empreendedora em Miranda, que foi realizada em fevereiro de 2023. Então hoje a gente está concretizando uma das ações que foi levantada pela sociedade mirandense e que está dentro desse nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, sinalizando que Miranda segue no passo certo do desenvolvimento territorial”, pontuou.
O Polo de Qualificação visa ser um espaço de referência para que as empresas e toda a sociedade mirandense acessem os cursos e as qualificações ofertadas pela administração municipal e parceiros como o Sebrae/MS. A proposta é promover o aprendizado contínuo e fornecer ferramentas essenciais para o crescimento dos negócios locais, com foco especial em empreendedores de todos os perfis e segmentos.
Com o intuito de proporcionar melhorias nos setores de comércio e serviço, o local também visa facilitar o acesso dos empreendedores a mão de obra qualificada e atrair indústrias para a região. Para a empresária Fernanda Silva Pinheiro, proprietária de uma loja de roupas e brinquedos infantis, a necessidade de capacitação é algo que vinha sendo uma preocupação há bastante tempo, já que segundo ela, encontrar mão de obra qualificada na cidade é um desafio.
“Estamos realmente precisando de capacitação, e essa tem sido uma reclamação constante não apenas minha, mas de diversos comerciantes da região. A importância desse treinamento é enorme, tanto para nosso crescimento pessoal quanto para ajudar nossos funcionários a evoluírem também”, pontuou a empresária.
O marceneiro e empresário Douglas Oliveira Castro acredita que além das capacitações, as reuniões e atividades que serão conduzidas no Polo proporcionarão uma valiosa troca de conhecimentos para o dia a dia do comércio, tanto para quem está começando quanto para quem já está em atividade no Município.
“Estou em Miranda há cerca de dois anos e sou proprietário de uma marcenaria especializada em móveis de madeira maciça. A implementação do Polo de Qualificação é muito bem-vinda, e acredito que este espaço terá um impacto positivo para empresários e empreendedores da região fornecendo informações e oportunidades não apenas para quem está começando, mas também para empreendedores mais experientes, como eu”, relatou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.