Adesão à ferramenta eletrônica irá facilitar aberturas de empresas e promover melhoria do ambiente de negócios do município
Para promover a melhoria do ambiente de negócios em Rio Verde de Mato Grosso e facilitar a abertura de novos empreendimentos, a Prefeitura Municipal aderiu à RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro de Empresas e Negócios). A adesão do município à ferramenta eletrônica veio com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
Com a contratação do programa no ano passado, o município recebeu uma consultoria especializada para a melhoria de processos e, a partir desse trabalho, foi criado um Plano de Desburocratização composto por ações voltadas para tornar o processo de abertura e fechamento de empresas mais célere e eficiente, como a adesão à RedeSim.
Segundo o analista-técnico de Políticas Públicas do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva, a mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.
“A partir do momento que o município adere a RedeSim, é possível deixar bem mais rápido processo de abertura de empresas. Em cidades que não fizeram a adesão a gente percebe que isso leva em torno de 30 e 40 dias, já nos municípios que integram a rede é possível que em poucas horas ou, no máximo um dia, o empreendedor já esteja com o alvará e com a liberação da prefeitura para começar a trabalhar. Então, a principal vantagem é essa celeridade no processo”, destacou Julio.
Segundo a secretária municipal de Planejamento e Finanças, Carmem Auxiliadora Santa Cruz, ao adotar a RedeSim, o município de Rio Verde de Mato Grosso está colocando em prática as condições necessárias para agilizar os procedimentos internos e dar mais agilidade e praticidade aos munícipes. “Nesta era tecnológica, precisamos buscar as ferramentas que possam facilitar a vida de novos investidores sendo o agente facilitador”, ressaltou a secretária.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.