Com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Aparecida do Taboado melhora processo de compras públicas

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Por meio do programa Cidade Empreendedora, servidores municipais participam de oficina para que possam facilitar o acesso dos pequenos negócios aos editais de licitação

Nessa quarta-feira (19), servidores que atuam no setor de compras e licitações da Prefeitura de Aparecida do Taboado participaram de uma oficina realizada por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre a administração municipal e o Sebrae/MS. Para que possam tornar o processo de aquisição de produtos e contratação de serviços mais célere e eficiente, além de facilitar o acesso dos pequenos negócios locais aos pregões, a capacitação foi o início de uma consultoria que será oferecida para o grupo por meio do eixo “Compras Públicas” do programa.

Durante a capacitação, foram apresentadas estratégias que a prefeitura pode utilizar para impulsionar o crescimento da cidade por meio das compras realizadas pelo município. Uma delas é dar prioridade aos pequenos negócios locais nos editais de licitação, uma prática prevista na Lei Complementar nº 123/2006. Para a secretária de Administração, Fernanda Ziviani, a oficina contribuiu muito com o trabalho desenvolvido pela equipe, além de apresentar soluções que podem trazer melhorias ao processo. “A oficina foi além da minha expectativa. É importante entender que nós não somos os únicos a enfrentar desafios e o Cidade Empreendedora pode nos ajudar a superar estes cenários e otimizar nosso dia a dia, fazendo dos nossos processos mais eficientes”, relatou Fernanda.

De acordo com a pregoeira que atua na Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, Natallya Alves, a oficina foi uma oportunidade para entender melhor a realidade dos pequenos negócios a importância de valorizar o comércio local. “Creio que foi uma breve introdução pra que possamos aumentar as compras no nosso comercio local e desmistificar os falsos pensamentos que os comerciantes daqui tem sobre não vender para a prefeitura”, afirmou.

Segundo o coordenador do eixo Compras Públicas do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo Faria, a oficina vem como um primeiro passo para o início das ações que serão promovidas por meio dessa vertente do programa Cidade Empreendedora. “Vamos elaborar um plano de trabalho em conjunto com a administração pública para melhorar o segmento no município. Queremos ajudar os servidores a otimizar os processos licitatórios, além de ajudá-los a priorizar os pequenos negócios nos editais de licitação, oferecendo mais chances de ganharem o pregão. Ao contratar uma empresa local, a prefeitura faz com que o investimento fique na cidade, contribuindo para o aumento de emprego e renda no município, promovendo o desenvolvimento”, destacou Marcus.

Durante a execução do programa Cidade Empreendedora no município, por meio do eixo “Compras Públicas”, os consultores vão trabalhar junto a prefeitura para viabilizar a aplicabilidade da legislação, além de construir, em parceria com os servidores, uma melhoria no processo de licitação com a proposta de torná-lo mais célere e eficiente. Também estão previstas ações de conscientização dos empreendedores locais para que eles passem a compreender as vantagens de fornecer produtos ao município e tenham interesse em participar das licitações.

Junto com o trabalho desenvolvido na área urbana, o eixo “Compras Públicas” possui outra linha de atuação com o foco no âmbito rural, em que são feitas ações junto a agricultura familiar para que os produtores consigam fornecer alimentos a prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.