Por meio do programa Cidade Empreendedora, órgão adotou estratégias para promover o desenvolvimento local por meio das compras públicas
Pela primeira vez, a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul lançou um edital de licitação com preferência para pequenos negócios localizados no município. O resultado do pregão para a compra de materiais de construção, que serão utilizados para a manutenção dos prédios públicos, foi homologado neste mês e mais de 80% do valor total da licitação foi destinado a duas empresas locais. Segundo o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, priorizar o comércio local na hora da compra feita pela prefeitura foi uma iniciativa concretizada com o apoio do Sebrae/MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora.
O gestor ressaltou a importância da estratégia para fortalecer os empreendedores e promover o desenvolvimento. “Poder dar oportunidade para todo o nosso comércio participar das licitações é um ganho, pois quando um empresário local vence o pregão, o recurso investido pela prefeitura fica no município e a roda da economia gira internamente. Então, para nós é muito importante incentivar o nosso empreendedor a ser um fornecedor da prefeitura, assim a gente fortalece o comércio local, gera emprego e renda para nossa população”, ressaltou Paleari.
O programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, é executado em Nova Alvorada do Sul desde março deste ano. Por meio do eixo “Compras Públicas” o setor de licitação do órgão recebe consultoria para tornar o processo licitatório mais célere e eficiente, além de facilitar o acesso dos comerciantes locais aos editais de licitação. A pregoeira Raquel Aparecida Fontana pontua que, com esse acompanhamento, foi possível aplicar no pregão, como critério de prioridade, a preferência pelas pequenas empresas do município – tratamento diferenciado previsto pela Lei Complementar nº 123/2006.
“Tivemos um resultado muito positivo com essa iniciativa, o valor total da licitação foi de aproximadamente R$ 802 mil e mais de 80% desse valor será pago a empresas locais que venceram o processo. Para um município pequeno como Nova Alvorada do Sul, isso pode ser considerado uma grande vitória. Eu, como profissional de contabilidade e na condição de agente pública, me sinto orgulhosa em fazer parte deste avanço. O próximo passo agora é ajustar o nosso sistema para que possamos conceder outras vantagens aos empresários locais, como o pagamento de até 10% a mais, que é permitido pela lei”, esclareceu a pregoeira.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/MS, coordenador de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria, o trabalho desenvolvido junto com a administração pública tem um papel importante de transformação da economia. “Sabemos que, muitas vezes, a prefeitura é uma das maiores empresas do município e, por isso, é fundamental que as compras feitas por ela priorizem o comércio local. Isso faz com que os recursos girem na cidade e tem um impacto muito positivo na economia e oportunidades de emprego, além de potencializar a arrecadação e a melhoria de renda das pessoas”, pontou Marcus.
Fortalecimento do comércio local
A prioridade dada aos empreendedores locais pela prefeitura é reconhecida pelos comerciantes de Nova Alvorada do Sul como um ponto importante para fortalecer os empreendedores. Carlos Eduardo Bichofe Gonçalves, proprietário da empresa Metozan – uma das vencedoras do processo licitatório – pontuou que a iniciativa facilita o acesso ao pregão e traz mais competitividade às empresas locais.
“Eu participo de editais de licitação desde 2003 e a dificuldade era muito maior porque várias empresas de fora sempre participaram da disputa, agora com a preferência, se tornou algo mais fácil. Essa prioridade dada para o comércio local, além de ser uma forma de valorizar o nosso trabalho, também é um incentivo para que os empresários participem. Eles podem ver que dá resultado”, comentou o empreendedor.
Thiago Kanashima, proprietário da Eletro Luz, foi o outro empreendedor de Nova Alvorada do Sul que venceu a licitação e também irá fornecer materiais de construção para a prefeitura. Como integrante da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Nova Alvorada do Sul (ACINAS), ele ressalta que a iniciativa é um estímulo para comércio local.
“É mais um incentivo para que os empresários passem a participar mais das licitações, enquanto Associação, pensamos, inclusive, em fazer uma reunião com todos e divulgar isso para que gere interesse. Quando um empreendedor local vence uma licitação da prefeitura, o dinheiro fica na cidade e esse é o ponto mais positivo, a meu ver. Vai gerar renda, emprego e todos saem ganhando”, concluiu Thiago.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.