Com oportunidades de emprego e empreendedorismo, Empreenda Hoje fomenta a inclusão produtiva em Costa Rica

/ / Costa Rica

Evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora e foi promovido pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Funtrab-MS

Cerca de 150 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na noite dessa terça-feira (7), na Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, em Costa Rica. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves, essa ação proporciona mais conhecimento para o empreendedor e para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. “Nossos empreendedores, às vezes, iam, por conta própria, em busca de informações. O Sebrae nos auxiliou com esse aspecto, além dos cursos de capacitação para o servidor e para os funcionários dessas empresas, o que ajudou a alavancar o empreendedorismo. Através dessas qualificações, nós conseguimos apresentar vários projetos que estão contribuindo para o nosso desenvolvimento. Costa Rica é conhecida como a cidade do Agroturismo. Somos os maiores produtores de soja e milho do estado e do Brasil, e o maior produtor de algodão do estado, com isso, estamos fortalecendo as nossas potencialidades importantes”, destacou o líder do executivo.

Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, o Empreenda Hoje é uma ação desenvolvida de forma conjunta e tem a proposta de qualificar a população e trazer alternativas que gerem renda seja por meio do empreendedorismo ou da recolocação no mercado de trabalho. “Nosso intuito com essa ação é fomentar a inclusão produtiva da população, principalmente, para as mulheres, através da Metodologia das Três fases que também trouxemos para o município. Nos unimos com o Sistema S, a Funtrab, e a Prefeitura Municipal para fazer o evento acontecer aqui no município. Com essas parcerias conseguimos entregar conhecimento para a população e apoiar o pequeno negócio com mão de obra qualificada de forma que conseguimos fortalecer o empreendedorismo e promovermos a geração de renda, alavancando a economia e o crescimento do município”, pontuou.

Gerente do Sebrae na Regional Norte, Luzicarla Softov, entregou à Prefeitura de Costa Rica o Branding Book Municipal feito para o município por meio do Cidade Empreendedora..

Conforme o gestor da Casa do Trabalhador de Costa Rica, Marciel Silva Ramos, o Empreenda Hoje é uma ação de suma importância que possibilita oferecer vagas de empregos potenciais e atendimento de qualidade para a população. “Só temos a agradecer todo o respaldo do Sebrae e da Prefeitura. Aos que buscam uma vaga no mercado de trabalho essa é uma grande oportunidade de se qualificar e conquistar o primeiro emprego. Somente no evento nós oferecemos 93 vagas, em diferentes áreas”, pontuou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Alcides Carrijo, ressaltou a importância da iniciativa para Costa Rica. “O Empreenda Hoje é uma ação importante porque traz mais oportunidades de negócios aos empresários, e para quem busca oportunidade de trabalho. Só temos a agradecer todo o apoio que o Sebrae tem nos dado para ajudar a população do nosso município”, ressaltou.

Durante a abertura do Empreenda Hoje, a Prefeitura Municipal recebeu do Sebrae mais uma entrega do programa cidade empreendedora: O Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Costa Rica como uma cidade “Cidade Agroturística”. O conceito destaca o potencial de Costa Rica no agronegócio e no turismo. O termo ‘Agroturística’ une esses setores e sinaliza que a cidade oferece uma experiência diferenciada. Isso promove propriedades participantes do projeto AgroRica, seja na venda de produtos locais, na criação de novos atrativos ou na expansão do projeto. A construção da ideia foi feita a partir de um trabalho com a sociedade e lideranças locais para consolidar a imagem que o município deseja passar para quem é de fora atraindo novos investimentos para a cidade.

Além de representantes das instituições que realizam o evento, estiveram presentes na solenidade lideranças locais, como a primeira-dama e secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Alves; secretário municipal de Assistência Social, Antônio Divino Félix Rodrigues, e secretária municipal de Educação, Maria Aparecida de Souza Almeida.

Mulheres atendidas pela Metodologia das Três Fases receberam certificados de conclusão do curso..

Empreendedorismo Feminino

Na abertura do Empreenda Hoje, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Costa Rica, por meio dos cursos de gastronomia e beleza.

Cerca de 11 mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda, como é o caso das participantes Divânia Aparecida de Oliveira, que fez o curso de estética, e da Rosana Lopez, que participou do curso de gastronomia. “Antes de fazer a metodologia, eu era uma pessoa que não tinha motivação e nenhuma expectativa de vida. Com as capacitações, mudei completamente a minha visão. Pude me encontrar como pessoa e como profissional. Hoje sou manicure, mas pretendo me aperfeiçoar em outras áreas da estética”, contou Divânia.

Para Rosana, a capacitação também fez toda a diferença para a consolidação da autoestima, além de apresentar a ela uma nova alternativa de sustento para a família. “Eu me sentia uma caixinha fechada. Nunca ninguém me apoiou ou acreditou em mim, então, após o curso consegui recuperar o meu amor-próprio. A minha vida mudou até no pessoal. A Rosana antes do curso não existe mais. Um dia vou conseguir também ser uma empreendedora porque sei que sou capaz”, exaltou.

Palestras foram realizadas para empreendedores e quem deseja se relococar no mercado de trabalho durante o Empreenda Hoje.

Qualificação profissional e oportunidades

O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Gestão do Tempo, Inteligência Emocional e Comunicação”; “Rodada de negócios e sessão de empregos”; “Soft Skills Estratégicas: a diferença no mercado de trabalho”; e “Whatsapp descomplicado construindo sua marca: estratégias eficazes no Instagram”.

Uma das participantes das palestras foi a esteticista, Rayane Souza da Silva. A capacitação escolhida por ela foi Soft Skills Estratégicas: a diferença no mercado de trabalho. “Me inscrevi nessa palestra porque quero obter mais conhecimento no empreendedorismo e ampliar o meu trabalho dentro da estética. Desde muito nova trabalho nessa área. Meu sonho é expandir cada vez mais. Tenho certeza de que através desse curso irei conseguir realizar esse sonho”, revelou.

Já para Fernanda Maciel, que está cursando Serviço Social, o curso escolhido “Gestão do Tempo, Inteligência Emocional e Comunicação” vem para agregar mais conhecimento dentro da área que escolheu trabalhar. “Eu trabalhei um bom tempo nessa área relacionada ao curso. Como futura assistente social, acredito que vou agregar muitos conhecimentos para a faculdade tanto no ponto de vista emocional como em relação à comunicação, saber conversar com as pessoas, enfim, buscar novos conhecimentos também”, explicou.

Além de participar das capacitações, quem foi ao evento também pode visitar a Feira de Negócios que expôs produtos dos empreendedores locais. Uma das empreendedoras e participantes dos cursos, Marinei Freire Ruas, aproveitou a oportunidade do evento para expor produtos confeccionados por ela, como bombons, palha italiana, geladinho, entre outros. “Os cursos do Sebrae têm me mostrado novos aprendizados. Não sabia ter muito controle das minhas vendas, do meu caixa, depois desse curso tudo ficou mais claro para mim, mas o que mais me chamou a atenção foi a ideia de nunca desistirmos do que almejamos”, ressaltou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.