Com duas palestras no dia, evento orientou empreendedores locais e pequenos produtores
Cerca de 60 pessoas, entre pequenos produtores e micro e pequenos empreendedores, participaram na última quinta-feira (14) do Dia do Crédito em Costa Rica. O evento gratuito foi a oportunidade para tirar dúvidas e orientar os participantes quanto à obtenção de crédito, visando o desenvolvimento dos negócios locais.
O evento foi uma iniciativa do Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, e da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRI), que, na data, foi sede para o encontro. A ação também teve o apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e de quatro instituições financeiras: Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e o Bradesco.
Pela manhã, no evento, foram apresentados os serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas disponíveis no mercado, além de uma palestra com um consultor do Sebrae, que explicou como o empresário deve se preparar para receber o crédito e quais as melhores maneiras de utilizá-lo.
Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o Dia do Crédito foi a oportunidade de tirar dúvidas dos empresários e da população. “O evento foi muito importante, não só pelos gestores do município, mas também para a população. Os empresários sejam eles rurais ou urbanos que estavam presentes, desconheciam a quantidade de linha de crédito que existe no mercado. Vamos agora montar uma equipe para ajudá-los na questão de documentação e fazer esse crédito circular na cidade”, destacou o prefeito.
Para a analista do Sebrae/MS, Jane Paiva, a realização do evento levou conhecimento e auxílio aos empresários e produtores. “A ação foi importante para orientar os empreendedores a respeito de obter o crédito, qual é a melhor maneira de utilizá-lo e, ainda, permitir que eles conheçam todos os serviços financeiros disponíveis nos bancos e cooperativas locais. Contamos com o apoio de todas as instituições bancárias do Município de Costa Rica que prontamente se dispuseram em participar”, comentou.
E para quem participou do evento, como o empresário Orlando Mascarenhas Garcia, o Dia do Crédito foi essencial para entender como adquirir crédito de forma correta. “Esse evento veio para nos orientar a respeito de como nos comportar com nossos negócios e como chegar nas instituições financeiras da maneira correta e ilustrativa para que a gente possa conseguir o crédito. As instituições financeiras estão aí para nos ajudar, porém, o mais difícil é saber a maneira correta de chegar, e o evento foi para isso, instruir a gente”, destacou.
A opinião é compartilhada pela empresária Ana Clara Zanetti, que acredita ainda que os empreendedores devem se atentar às oportunidades disponíveis no mercado. “Sempre tem um pouco de receio por parte do empreendedor quando se trata de crédito, porém, é necessário que nós saibamos o que temos de disponível no mercado e o que nós podemos depender de uma instituição financeira. Acredito que quem participou do evento colherá bons frutos no futuro”, finalizou.
Já no período da tarde, o foco foi o acesso ao crédito rural, com a apresentação de linhas de crédito e boas práticas voltadas para os produtores da agricultura familiar. Nos dois eventos, foi realizado um Rodada de Crédito, onde foram esclarecidas dúvidas dos participantes junto aos representantes das instituições financeiras.
O presidente da Associação Comercial de Costa Rica, Luiz Antônio Bocalan, que também participou da iniciativa, destacou a importância de ter um evento como esse para os empreendedores da cidade. “O Dia do Crédito foi muito bom para o município de Costa Rica. Os empresários foram bem participativos e receberam todo o apoio das instituições financeiras para esclarecer suas dúvidas sobre crédito”, pontuou o presidente.
Outras informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.