Comunidade Furnas do Dionísio recebe capacitação para pequenos produtores

/ / Jaraguari

Por meio do programa Cidade Empreendedora, comunidade quilombola teve dia dedicado a capacitações nas áreas de finanças, processamento e vendas

Localizada no município de Jaraguari, a comunidade quilombola Furnas do Dionísio recebeu, nesta sexta-feira (6), uma ação de capacitação para os empreendedores locais com temática voltada aos produtos desenvolvidos pela agroindústria local. A ação ocorreu na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de jaraguari e contou com a participação de cerca de 20 pessoas.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/MS, Natália Marin, a ação foi desenvolvida com a intenção de sistematizar a produção local, permitindo a comercialização de itens de hortifruti em uma feira local. “Derivados da cana-de-açúcar e a farinha de mandioca são os principais produtos comercializados na região. Com a ideia de implantação da feira, foi vista a necessidade de falar dos temas tratados, hoje, no seminário, dando ferramentas para que o novo comércio tenha sucesso e gere lucro”, relatou a analista.

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Jaraguari, Vera Lúcia dos Santos, citou a importância da ação no aumento da competitividade da indústria local frente ao mercado e na mudança dos padrões de produção dos associados. “A capacitação veio ajudar a mudar a realidade dos produtores. Foi um curso específico às nossas necessidades, que já era um desejo da associação e abrirá porta para outros eventos de tamanha necessidade”, comentou.

Para a vice-presidente da associação, Leandra Martins, o tema abordado atingiu em cheio a expectativa dos moradores locais, que sentiam a necessidade de aprender sobre manuseio de produtos, acondicionamento e controle de finanças. “A ação foi essencial para promover a adequação do processo produtivo local. Desde a forma de lidar com o produto, evitando o desperdício, até a gestão do lucro obtido com sua venda”, salientou.

Também membro da associação, o produtor Nilson Abadio, reiterou a importância de eventos como essa na valorização da região quilombola, que além de sua importância histórica possui relevância econômica para a região. “A agroindústria é um ponto forte que temos para desenvolver. Padronizar as boas práticas na produção vai fortalecer nossos produtores e agregar valor ao que vendemos”, concluiu.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site, basta clicar aqui.