Etapa estadual da competição promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, será na terça-feira (31), em Campo Grande
Os pratos foram confeccionados com itens da agricultura familiar e os três melhores serão escolhidos na noite da próxima terça-feira (31), no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, com transmissão ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.
O evento é organizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. No mesmo dia, pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, as participantes serão divididas em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras. Já no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação.
Dos profissionais que representam os municípios participantes da disputa, 10 deles são da região Norte de Mato Grosso do Sul: Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora.
Conheça quem representa cada região:
Bandeirantes – Merendeira Maria Márcia Silva Santos com “Prato Colorido”
Para a merendeira ganhadora da etapa municipal de Bandeirantes, Maria Márcia Silva Santos, a expectativa para a etapa estadual é grande. “Eu gosto de desafio, é um aprendizado também. Você começa a fazer suas receitas e montar seus pratos, aí começa a expectativa: será que vai dar certo? Será que não vai? Será que vão gostar? Será que a gente chega pelo menos no quarto, ou terceiro lugar? Montei e fiz o prato colorido, com vários ingredientes, o arroz colorido com brócolis, com vagem. A carne moída com abobrinha, batata doce, banana. A salada de repolho roxo, repolho branco, pepino, tomate-cereja, manga, couve-flor, rúcula e alface. Tudo para deixar um prato bem interessante para a alimentação das crianças, bem colorido”, ressalta a merendeira.
Camapuã – Merendeira Cícera Auzeni da Silva com costela com purê de mandioquinha à monção”
“Eu sempre faço a merenda das crianças como se fosse para um filho meu comer”. Essa fala é da merendeira vencedora da etapa municipal de Camapuã, que participou do desafio pela segunda vez. “O ano passado eu participei do desafio, mas não imaginei que eu chegaria ao primeiro lugar, mas sempre quando eu tenho um objetivo, eu vou, eu busco, e tento dar o melhor de mim”, ressalta a merendeira.
Chapadão do Sul – Merendeira Silvania Maria da Silva com almôndega de legumes com arroz e talos e folhas
A merendeira vencedora da etapa municipal de Chapadão do Sul, Silvania Maria da Silva, conta que participou pela segunda vez do desafio. “O nervosismo passou, eu procurei fazer uma receita para crianças que não comem muitos legumes. Criei uma receita com legumes para as crianças não perceberem muito que estão comendo certos ingredientes. Foi divertido. Eu amei participar do segundo desafio”, relata a merendeira.
Costa Rica – Merendeira Eduarda da Silva Vieira com strogonoff de legumes
A merendeira vencedora da etapa municipal de Costa Rica, Eduarda da Silva Vieira, começou no setor de limpeza e há dois anos foi remanejada para a cozinha. “O importante é não ter medo e não descreditar de você mesma, eu desacreditei, mas outras pessoas acreditaram em mim e hoje estou aqui. Sou muito grata ao companheirismo da minha equipe e a oportunidade”, relata a merendeira.
Coxim – Merendeira Suellen Sulina da Costa com strogonoff de frango e legumes
Com seis anos de experiência como merendeira, a vencedora da etapa municipal de Coxim, Suellen Sulina da Costa, conta que aprendeu várias técnicas novas no workshop, como a elaboração de sal de ervas e a biomassa feita com banana verde. “Eu procurei usar o maior número de ingredientes da agricultura familiar, foram 14 no total. A receita ficou muito saborosa e nutritiva. Todo mundo que provou, adorou o prato. Sou muito grata ao Sebrae e a Prefeitura Municipal de Coxim por esse evento. Foi maravilhoso mesmo”, ressalta Suellen.
Jaraguari – Merendeiro Deosmar José Siqueira Meza com frango com legumes ao molho jatobá
Com pouco mais de um ano como merendeiro, Deosmar José Siqueira Meza fala na gratidão por ter participado tanto do workshop quanto da prova para a etapa municipal. “Eu já estou muito feliz de ter ganhado aqui, de ir lá participar em Campo Grande a etapa final, é um sonho”, finaliza Deosmar.
Paraíso das Águas – Merendeira Tábata Dias Mariano com o “Prato Arco-Íris”
Com o prato colorido intitulado “Arco-Íris”, a merendeira Tábata Dias conta que aprendeu técnicas de reaproveitamento de sal de ervas no workshop, ministrado pelo chefe. “O Chefe é muito atencioso, aprendi alguns truques culinários. O nome já diz ‘desafio’, né… Então, não foi diferente para mim, foi um grande desafio participar perante as outras companheiras, todas profissionais. Vou treinar bastante, não é um prato rápido, porém nutritivo e saboroso. Mesmo que eu não consiga ganhar em Campo Grande, o importante é que eu participei e consegui levar o nome da minha cidade”, ressalta a merendeira.
Pedro Gomes – Merendeira Regina Martins Lopes com a farofa nutritiva “Amarra Cabelo”
“O workshop me trouxe um conhecimento mais profundo, me fez buscar lá no fundo, bem nas minhas raízes, e isso ajudou ‘explodir’ aquela vontade de criar o prato com muito amor e carinho”, relatou a merendeira ganhadora do 1º lugar de Pedro Gomes, Regina Martins Lopes. Para ela, a competição se torna emocionante mesmo se não atingir a reta final, pois já lhe ofereceu novos conhecimentos.
Rio Verde de Mato Grosso – Merendeira Edinês de Moura com arroz Rio Verde e coxa de frango crocante
Para a merendeira ganhadora do município, Edinês de Moura, vencer foi uma surpresa. “Eu não estava pensando em ganhar. Até brinquei com as meninas, falei assim, que ia fazer uma comida bem simples para não ser chamada, porque eu não queria participar. Mas, depois eu mudei de ideia, falei que iria participar para ganhar em primeiro lugar mesmo. Eu fiquei muito feliz, não pelo prêmio, mas por ter participado mesmo, pelo aprendizado”, ressalta a merendeira. Para ela, o workshop foi enriquecedor, pois colaborou para expandir o conhecimento das profissionais. “É uma experiência maravilhosa. O chefe é uma pessoa espetacular. Achamos que sabemos tanta coisa, e vimos que podemos aprender mais ainda. Muito importante e interessante”, finaliza Edinês.
Sonora – Merendeira Tereza Alves Ventura com feijão tropeiro Rio Corrente
Com 17 anos de experiência na cozinha, a vencedora da etapa municipal de Sonora, Tereza Alves Ventura, pontua que o workshop trouxe mais aprendizado no manuseio dos ingredientes nas receitas. “Este ano eu insisti no mesmo prato do ano passado, incrementei mais coisas, e graças a Deus deu certo. Estou apreensiva e nervosa para a competição estadual, mas vai ser ótimo!”, ressalta Tereza.