Consolidação da cultura pantaneira e fomento ao empreendedorismo são resultados do Cidade Empreendedora em Coxim

/ / Coxim

Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, programa ampliou o número de abertura de empresas na cidade e melhorou o ambiente de negócios

Fortalecimento do comércio local, consolidação da cultura pantaneira como oportunidade de negócio para os moradores locais, fomento à agricultura familiar e melhorias nos processos do poder público. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Coxim, executado desde abril de 2022, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, o prefeito de Coxim, Edilson Magro, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

“O programa Cidade Empreendedora nos ajudou muito em Coxim, tanto na questão da agricultura familiar, com o comércio, turismo e cultura. O programa fomenta o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local, trazendo mais profissionalismo e oportunidades de crescimento e fortalecimento”, destacou o prefeito de Coxim.

A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Coxim focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo.

“O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Coxim:

Apoio ao comércio local: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário com capacitações e orientações. Neste sentido, foram realizados cerca de 11 mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas mais de 1.800 empresas distintas em Coxim.

O Sebrae também promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, em abril de 2023, com a participação de 300 pessoas. Outra iniciativa foi o apoio à Sala do Empreendedor de Coxim, com a entrega de uma nova identidade visual para o espaço, além de um kit composto por notebooks e camisetas, voltado para auxiliar na melhoria do serviço oferecido ao empresário e quem deseja empreender.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Essa atuação fomentou o empreendedorismo no município, com a redução de 25% no número de fechamento de empresas, durante o Cidade Empreendedora, de abril de 2022 a abril de 2024, se comparado com o período anterior.

Também houve a abertura de 1.027 novas empresas durante a execução do programa. Atualmente, são 3.663 empresas ativas na cidade. Além disso, o número de microempreendedores individuais cresceu, com um aumento de 28% nas formalizações durante o programa. No total, há 1.929 MEIs ativos no município.

Cultura pantaneira como fomento ao empreendedorismo: Como o município é considerado porta de entrada para o Pantanal e tem forte potencial para o turismo diante das belezas naturais, o Sebrae/MS tem apoiado os empreendedores locais para apostar na riqueza cultural como oportunidade de negócio, com capacitações para implementar nos produtos e serviços oferecidos características típicas da região.

Na área da gastronomia, por exemplo, 15 empreendedores participaram da oficina “Delícias no anzol: Fisgado pelo sabor” com aprimoramento de técnicas de gastronomia utilizando pescados locais como ingrediente principal, um deles foi a piranha.

Também com o apoio do Sebrae, os feirantes que atuam na feira da concha acústica foram acompanhados pelo projeto “Hoje é dia de feira” e trouxeram para o pastel o recheio de pratos típicos da culinária de Coxim, como o empamonado e a moqueca de pintado. O grupo ainda inovou confeccionando os pastéis em forma de peixe – ingrediente muito presente na culinária local –  com a utilização de uma forma feita pelo Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS. O petisco foi vendido para o público em um festival gastronômico realizado em abril de 2024.

Em novembro de 2023, o município também foi palco para o evento “Comitiva Empreendedora” que proporcionou capacitações para os empreendedores locais, além de uma mostra de artesanato com produtos do Made in Pantanal – uma plataforma on-line que reúne peças artesanais, serviços e experiências que remetem ao bioma ou que foram produzidos na região.

Gestão municipal e desburocratização: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, maior celeridade para a abertura de empresas no município.

Com a execução de um plano de desburocratização feito pelo Sebrae para Coxim, a administração municipal começou a utilizar a RedeSim de forma plena, integrando todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município, como Vigilância Sanitária e a área de Meio Ambiente. Além disso, o município passou a dispensar aos Microempreendedores Individuais (MEIS) e empresas classificadas como atividades de baixo risco de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, o que trouxe mais dinamismo ao processo. As mudanças possibilitaram a redução de 40% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 26h, de acordo com o site da RedeSim do Governo Federal.

O trabalho feito pelo município nessa vertente foi reconhecido pelo Sebrae/MS em 2024, em âmbito estadual, quando Coxim foi a cidade vencedora da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria “Simplificação & Fomento ao empreendedorismo” com o projeto “Vigilância sanitária: A maior porta de acesso dos pequenos negócios”. Por meio do projeto, criado em 2016, a Vigilância Sanitária do município facilitou o acesso dos pequenos negócios locais ao órgão, adotando uma postura orientativa, e não punitiva, com atuação técnica voltada a auxiliar os empresários na formalização de produtos, principalmente, na área da gastronomia.

Foi implementado um plano de desburocratização, com o apoio do Sebrae, Senai e outras entidades do Sistema S, além de promover capacitações para os empreendedores como os cursos “De olho na cozinha” e “Comida de rua é top” que, juntos, qualificaram mais de 300 pessoas e resultou na formalização de inúmeros negócios. A ação virou exemplo para vários municípios de Mato Grosso do sul e até mesmo para outros estados do Brasil.

Compras governamentais: O município também recebeu suporte e tornou o processo de compras públicas mais célere e eficiente, além de adotar as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações, como o pagamento de até 10% a mais para empreendedores da cidade – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.

Além disso, o município adotou ferramentas para incentivar os empreendedores locais a participarem dos pregões, como a confecção do cronograma anual de compras que apresenta aos interessados o período em que a prefeitura adquire cada produto, possibilitando que os empresários se organizem para atender o processo licitatório.

No âmbito das compras públicas rurais, Coxim também recebeu suporte para adquirir um volume maior de produtos da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com esse trabalho, foi criado pelo município o projeto “Nutri Coxim” que viabiliza a compra de alimentos da agricultura familiar para a confecção de cestas que são entregues às famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Senhor Divino. Em 2023, 16 pequenos produtores tinham contratos em execução com a prefeitura para fornecimento dos itens.

Nesse contexto de incentivar o município a adquirir produtos de pequenos produtores, Coxim participou de uma competição voltada às merendeiras, em 2023. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido pelas merendeiras nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, fomentando o empreendedorismo no campo. Com a receita da “Strogonoff de frango com legumes”, a merendeira Suellen Sulina da Costa, conquistou o 1º lugar no município e disputou a fase estadual.

Fomento à educação empreendedora: Com o apoio do Cidade Empreendedora, cerca de 870 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, em 2022 e 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Foi implementada a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada a estudantes do Ensino Fundamental, contemplando quatro escolas do município.

Outra ação desenvolvida foi o projeto Recicla Verdinho que promove a educação ambiental e fomenta a agricultura familiar ao possibilitar que crianças troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Em Coxim, o projeto beneficiou 105 alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual Silvio Ferreira e da Escola Municipal Marechal Rondon, em 2023. Por meio da ação, os estudantes puderam trocar itens que seriam descartados em casa por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, adquirir hortaliças e frutas oriundas da agricultura familiar na feira da cidade. O valor dos produtos entregues aos alunos foi ressarcido pelo projeto aos produtores, gerando renda para as famílias que vivem no campo.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Coxim podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.