Parceria entre Sebrae/MS, Senai e Prefeitura Municipal ofereceu curso na área de costura para moradoras do município, por meio do programa Cidade Empreendedora
A costura sempre esteve presente na vida de Mariluci dos Santos, moradora de Paraíso das Águas, de 58 anos. Confeccionando bonecas de pano, a ex-servidora pública tem se dedicado a uma paixão que sempre dividiu com a rotina doméstica e o trabalho ao longo dos anos e, atualmente, passou a enxergar no ramo do artesanato um caminho ainda mais promissor. A mudança no olhar de Mariluci veio após participar de uma capacitação na área levada para o município por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.
Em maio deste ano, esteve na cidade a Carreta de Costura – uma unidade móvel equipada com maquinários de ponta – que possibilitou que Mariluci aprendesse ainda mais. O curso promovido em parceria com o Sistema Fiems, por intermédio do Senai, apresentou técnicas para a criação de coleção, além de fundamentos da modelagem e até precificação de peças. O conteúdo foi apresentado durante quatro dias e possibilitou que a costureira e outras 14 participantes dividissem experiências e aprendessem juntas novos processos de confecção.
Mari, como ficou conhecida entre as colegas de curso, afirmou que até pouco tempo sabia manusear apenas o básico dos equipamentos de costura, e que na carreta teve acesso a máquinas mais tecnológicas e recursos avançados na produção têxtil. “No curso, nos aproximamos, desenvolvemos habilidades e aprendemos muito. Apesar dos diferentes níveis de conhecimento, a professora dava atenção individual e instruía cada uma de acordo com nossas necessidades”, relembrou.
Os novos conhecimentos adquiridos trouxeram novas perspectivas, não só para Mariluci, mas também para todas as mulheres que participaram da capacitação. Clarice de Carvalho, de 59 anos, por exemplo, ficou empolgada com a nova possibilidade de profissão e tem praticado em casa o conteúdo aprendido no curso. Moradora da região há mais de 10 anos, a costureira que já se considera paraisense nata e afirmou a importância do conhecimento adquirido. “Sempre me inscrevo nas capacitações que vêm para a cidade. O Sebrae nos apoia com os muitos cursos e a carreta trouxe uma nova possibilidade para nossas vidas”, pontuou Clarice.
Com a dedicação das costureiras e o conhecimento fornecido pelo curso de Costura, Mariluci e Clarice enxergam no empreendedorismo a possibilidade de mudança, tanto para quem pretende ingressar no ramo, quanto para as que já empreendem. “O curso foi além do que esperávamos. Aprendemos desde a produção até à venda. Sabemos como confeccionar, economizando e colocando um preço justo em nossas peças. Para iniciantes ou para as que já trabalham com vendas, o curso nos deu a base para crescer”, ressaltou Mariluci.
Clique aqui e confira a programação completa. Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.