O Curso Crescendo e Empreendendo, ministrado pelo Sebrae/MS, como parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, mostrou que faz a diferença na vida das pessoas. Esse foi o caso de Vanessa Leite durante a participação do curso, que foi realizado na cidade de 11 à 14 de fevereiro. “Esse curso motiva a gente a continuar lutando por aquilo que queremos. Ainda mais quando nos colocam aos lados dos servidores municipais. Nos cursos apenas para as baixas rendas, em algumas vezes, parece que ficamos separados a sociedade, e neste tivemos a oportunidade de se juntar a classe e foi muito interessante”, falou.
Nessa iniciativa, a Secretaria de Assistência Social e o Sebrae/MS realizaram o mesmo curso para os servidores da secretaria e para as pessoas assistidas pelo CRAS e CREAS. Durante todas as três manhãs do curso, a palestrante Sara Cristina Mann ministrou o curso e mostrou que não existem diferenças, todos estavam no local para se preparem e buscar conhecimento da mesma forma.
Vanessa Leite, que é atendida pelo CRAS Parque União, aprovou a ideia e também disse que após o curso irá procurar a Sala do Empreendedor e abrir uma MEI (microempreendedor individual) para sair da informalidade e abrir a sua própria empresa. “Eu sei fazer muitos trabalhos manuais como corte e costura. Qualquer tipo de prestação de serviço me ajudará ainda mais. Vou correr atrás e quero ter meu próprio negócio, e tenho a certeza que vou conseguir”, concluiu.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Maria das Dores, as palavras ditas por Vanessa representam tudo o que o Executivo Municipal e a Secretaria buscam para as pessoas assistidas pelo CRAS. “Transformar a vida das pessoas, dando a oportunidade e condições de vida melhor, através do seu trabalho é o que realmente a gestão pública deve fazer em prol da sua população na questão social”, declarou.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Mais informações sobre o programa em Chapadão do Sul poderão ser obtidas na Sala do Empreendedor pelo telefone (67) 3562-1821 ou ainda pelo e-mail: saladoempreendedor@chapadaodosul.ms.gov.br.
Por: Nayara Tiago com informações da Assecom da Prefeitura de Chapadão do Sul