De forma lúdica, teatro-palestra aborda cooperativismo com produtores de Nova Alvorada do Sul

/ / Nova Alvorada do Sul

Ação sociocultural foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de incentivar o associativismo

O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, promoveu uma ação sociocultural voltada para os pequenos produtores do município, cooperativas, associações e grupos informais de agricultura familiar. A fim de fazer emergir potenciais talentos e habilidades existentes como forma de motivação humana para o processo de crescimento. A peça aconteceu na Escola Rosalvo da Rocha Rodrigues, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

Com a proposta de incentivar o desenvolvimento e melhorar o relacionamento entre os produtores, a iniciativa apresentou ao público, nesta quinta-feira (03), a peça teatral “Somos todos José”, em que o engenheiro agrônomo, ator e dramaturgo, Manoel de Matos, retrata a vida e os anseios de um homem simples que vive no campo.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio, o evento possibilitou a comunidade um momento de troca de informações e experiências. “Esta ação proporcionou aos produtores rurais, de maneira lúdica, apresentação do seu cotidiano com olhar singelo, com os desafios que vivem, despertando o espírito de cooperado, e o quanto essa característica fará diferença em suas vidas”, pontuou o analista.

A ação teve como objetivo apresentar os principais conceitos para o tema cooperação a partir de um olhar crítico, questionando a real validade das ações e atitudes popularmente disseminadas, permitindo ampliar possibilidades de ações coletivas com maior efetividade, além de envolver os participantes através da arte, em uma atmosfera leve, que os permitiu diminuir resistências ao novo.

Segundo Geraldo Silva de Almeida, produtor rural no município, a iniciativa foi importante e retratou diversas situações do dia a dia da comunidade no campo. “Tudo o que foi dito fez muito sentido para mim, essa é a nossa realidade, é a vida real. A palestra foi bastante rica e proveitosa, cheia de aprendizado. É o tipo de ação que vai nos ajudar tanto no campo quando na vida pessoal e profissional, além de incentivar o desenvolvimento dentro da nossa comunidade. Quero poder participar de outros encontros como esse, foi muito bacana”, disse Geraldo.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.