Capacitações, feira com empresários locais e sessão de negócios fizeram parte do evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura
Mais de 200 pessoas, entre empreendedores locais, participaram, nesta terça-feira (18), do Dia da Oportunidade em Água Clara. Realizada na sede da APAE, a ação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital e gestão.
De acordo com a prefeita de Água Clara, Gerolina Alves, a iniciativa veio, principalmente, para fortalecer o comércio local. “Como próprio nome já diz esse evento veio para dar oportunidade para o empreendedor do nosso município. Foi uma iniciativa que superou as nossas expectativas, vários comerciantes vieram elogiar a ação e dizer como o conhecimento apresentado aqui os ajudou, então, estou muito feliz. Percebo que o Sebrae veio contribuir com o nosso trabalho e ajudar, de fato, na transformação do nosso município”, destacou a líder do executivo.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a principal proposta do evento foi levar conhecimento para fortalecer os empreendedores locais. “Atuamos junto com a prefeitura e instituições parceiras, como a Associação Comercial e o Sindicato Rural, para promover a transformação do município e o Dia da Oportunidade é mais uma ação que tem esse propósito e vem ao encontro com as necessidades dos empreendedores locais. Trouxemos oportunidades para que os pequenos empreendedores se tornem protagonistas e continuem trabalhando em prol da sua empresa. Isso fortalece o comércio local, aumenta a geração de emprego e renda e promove o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou Tito.
Outra iniciativa voltada para incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento do município, também foi realizada no Dia da Oportunidade. Na data, o Sebrae/MS assinou um termo de parceria técnica com a Cobb-Vantress, empresa multinacional referência mundial na área de genética avícola. Será realizado um trabalho em conjunto com o empreendimento voltado para fomentar o encadeamento produtivo na região, qualificando as pequenas empresas locais que possam se tornar fornecedoras. Com a conexão, o objetivo é viabilizar o aumento da competitividade da cadeia produtiva como um todo e o desenvolvimento do território.
Durante o Dia da Oportunidade, também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município que fica na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Composto por dois notebooks e camisetas, o kit será utilizado como ferramenta para atendimento aos empresários. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais voltado para esclarecer dúvidas e ajudar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).
Participaram do evento o conselheiro do Sebrae/MS e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Alfredo Zamlutti; o vice-prefeito de Água Clara, Tião Ottoni; o primeiro-cavalheiro e assessor da Casa Civil, Silas José; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Andreéle Marques; a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Água Clara (ACEAC), Nylziane Omura; a diretora do Sindicato Rural, Regina Portieri; e o vereador Saylon de Moraes, representando a Câmara Municipal.
Ações para os empreendedores
Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu 18 empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com compradores, como foi o caso de Marcio Zappe. O empreendedor é proprietário da Fusão Engenharia, que atua no ramo industrial com consultoria, fornecimento de mão de obra e desenvolvimento de projetos, e sócio proprietário da Sovip, empresa da área de construção civil e móveis planejados.
Para Marcio, o momento foi importante para fazer networking e identificar possíveis parcerias. “A Sessão de Negócios foi muito bacana, pois trouxe um leque de opções no mercado para a gente trabalhar e também possibilitou que conhecêssemos outras empresas para negócios futuros. Acredito que foi uma grande oportunidade e trouxe também muito conhecimento para fecharmos novas parcerias”, expôs o empreendedor.
Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Dentre os expositores esteve Aline Vieira, proprietária da “Delícias da Aline”, que trouxe trufas, brigadeiros e pirulitos de chocolate. A microempreendedora individual recebeu o apoio do Sebrae/MS e formalizou o negócio em 2022. Com isso, expandiu as vendas e enxergou o Dia da Oportunidade como um momento importante para trazer visibilidade ao negócio.
“Me formalizei para que eu pudesse vender os meus doces com segurança e isso me ajudou a continuar o negócio, recebi o apoio do Sebrae e da Sala do Empreendedor de Água Clara o que fez muita diferença para mim. Cheguei a pensar em desistir, mas com essa ajuda, consegui focar e o Dia da Oportunidade veio como uma injeção de ânimo para que eu possa continuar nesse caminho e fazer com que mais pessoas conheçam a minha empresa”, expôs Aline.
Outra empreendedora que participou da Feira de Negócios foi Ana Lúcia Rodrigues Carneiro. A psicanalista e massoterapeuta leva para o público atendimento na área, além de produtos como escalda pés, ervas aromáticas, óleos essenciais e chás. “Achei maravilhoso para que as pessoas conheçam o meu trabalho e vejam que existe uma terapeuta que atua nesse nicho e no âmbito da saúde mental em Água Clara. Foi uma grande oportunidade de apresentar o meu trabalho para o público e explicar como atuo. Além disso, acredito que foi algo muito positivo para todas as mulheres que participaram da feira, algumas ainda não se formalizaram e isso acaba sendo um incentivo para que elas também se profissionalizem”, pontuou a empreendedora.
Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “Empreender e vencer aproveitando oportunidades locais”, com o Daniel Real, empresário e consultor com experiências profissionais na Inglaterra, Austrália e Costa Rica. Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: As novas competências do profissional do futuro; Dicas para acertar nas compras para sua empresa; Atendimento como maior diferencial; Boas razões para investir em marketing digital.
Quem participou das capacitações como a microempreendedora individual Norma Concepcion, ressaltou a importância dos conhecimentos para a melhoria do negócio. “Trabalho com a venda de perfumes há dois anos, de janeiro para cá abri um espaço físico para receber o público, e precisava aprender mais. Com as palestras pude conhecer técnicas de atendimento, gestão de finanças e formas de divulgar a minha empresa. Achei muito importante esse evento, principalmente, por ser gratuito. Conhecimento nunca é demais e foi muito bom para mim”, concluiu a empresária.
O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros, além de oportunidades de ocupação. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.