Dia da Oportunidade em Amambai reúne pequenos produtores e empreendedores locais

/ / Amambai

Evento gratuito é realizado no município, por meio do programa Cidade Empreendedora, e segue até amanhã (20) com uma ampla programação para o público

Nesta terça-feira (19), teve início o Dia da Oportunidade em Amambai. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento gratuito segue até amanhã (20) e traz uma ampla programação para o público composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios.

Em uma solenidade realizada no início da manhã, a abertura do Dia da Oportunidade reuniu representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, destacou a importância da ação para o fortalecimento do comércio local e para a promoção do desenvolvimento do município. “Um evento como esse traz a oportunidade de desenvolvermos, ainda mais, as potencialidades de Amambai, tanto quando falamos do pequeno produtor, no campo, como quando o assunto são os microempreendedores e os empresários da nossa cidade. É um momento para que todos pensem juntos o desenvolvimento dos negócios e do nosso município”, enfatizou.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Amambai desde o ano passado. “O Dia da Oportunidade é uma ação voltada para a toda a sociedade, mas, especialmente, para os empreendedores, sejam eles urbanos ou rurais. O programa Cidade Empreendedora visa trazer o desenvolvimento do município e temos atuado junto com a prefeitura, Sindicato Rural e Associação Comercial, com esse intuito. O evento é mais uma iniciativa que tem esse propósito e vem ao encontro com as necessidades dos pequenos negócios. Trazemos oportunidades para que os empreendedores se capacitem e aprendam mais. Isso vai fortalecer o comércio local, aumentar a geração de emprego e renda e promover a transformação econômica da cidade”, pontuou Tito.

Durante a abertura do Dia da Oportunidade, também houve o lançamento do Portal Empreende Amambai. A plataforma digital, desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, vem para facilitar o acesso dos empreendedores locais aos editais de licitação lançados pela prefeitura. A ferramenta já está disponível para cadastro dos empreendedores locais e as funcionalidades dela foram apresentadas ao público. Por meio do portal, é possível ter acesso às exigências que devem ser cumpridas para que as empresas locais se tornem aptas para participar dos pregões, além disso, o comerciante também tem a possibilidade de esclarecer dúvidas através de um chat, via Sala do Empreendedor.

Também participaram da abertura do Dia da Oportunidade, entre as lideranças locais presentes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Racchtiune; o presidente da Associação Comercial, Andrei Piovesan; e representando a Câmara Municipal, a vereadora Cida Farias.

Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Jocy dos Santos Dias, por exemplo, é proprietária da Orgânicos São Pedro e produz hortaliças e mudas de plantas frutíferas e temperos para a venda. Ela conta que se organizou para participar do evento e trouxe uma variedade de produtos para que o público conhecesse o trabalho que desenvolve.

“Optei por trabalhar com as mudas prontas, pois muitas pessoas plantavam, mas não tinham paciência de esperar germinar. Sem falar que ofereço os temperos já em vasos e o cliente pode por onde ele quiser. Eu escolhi trazer um pouquinho de cada coisa para que as pessoas pudessem conhecer o meu trabalho e está sendo uma oportunidade única não só para mostrar o que eu faço, mas também para aprender”, comentou Jocy.

Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores e profissionais que atuam no comércio local participaram das capacitações oferecidas durante a manhã. No total, foram seis palestras que envolveram temas como gestão financeira, melhoria do atendimento, crédito e cooperativismo.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que continuam no período da tarde de hoje e permanecem até amanhã (20) no Ginásio de Esportes Deputado Federal Flávio Derzi. A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Além disso, nos dois dias, são promovidas para os pequenos negócios locais, no total, 26 palestras (clique aqui e confira a programação completa). Com o tema “Minha empresa e a cidade – O futuro dos negócios”, a principal palestra será ministrada hoje (19), às 19h, pelo consultor do Sebrae, Silvio Barros. Silvio foi prefeito de Maringá (PR) por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e ganhou diversas premiações na área do empreendedorismo. Atualmente, ele atua nas áreas de planejamento, construção de cenários futuros e estratégias para o contexto pós-pandemia.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é Sessão de Negócios que também será realizada hoje (19). Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.

Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.