Realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, evento promove palestras, sessão de negócios e mostra de inovação
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, promove, nesta sexta-feira (4), o Dia da Oportunidade em Bandeirantes. Com uma ampla programação composta por 12 palestras, sessão de negócios e mostra de inovação, o evento foi voltado para empreendedores, produtores da agricultura familiar e a população em geral.
Realizado na Escola Ernesto Solon Borges, o Dia da Oportunidade teve início, às 8h, com uma solenidade que contou com a presença de lideranças locais e representantes do Sebrae/MS. Na data, o prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte destacou a relevância do evento para o município: “Depois que o Sebrae veio para Bandeirantes com o programa Cidade Empreendedora a nossa cidade melhorou muito, conseguimos capacitar a nossa população, e, agora, o Dia da Oportunidade é mais uma ação que vem para trazer conhecimento e ajudar a fazer o empreendedorismo crescer na nossa cidade”.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o evento vem para dar suporte aos pequenos negócios e promover o desenvolvimento.
“Hoje é um dia importante para as micro e pequenas empresas de Bandeirantes. Estamos dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora que tem revolucionado os pequenos negócios por onde tem passado e o Dia da Oportunidade é mais uma ação em que a gente tem um olhar especial para esse público. Estamos aqui em Bandeirantes avançando em capacitação, consultoria e atendimento, para que o empreendedor melhore a sua empresa, sempre destacando a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento municipal”, expôs Verruck.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Bandeirantes. “Em parceria com a prefeitura municipal e lideranças locais, estamos trabalhando desde o ano passado para promover o desenvolvimento de Bandeirantes e, hoje, a gente traz para o município um dia de oportunidades. Possibilitamos que as pessoas aprendam mais por meio das capacitações, que os empresários participem de sessões de negócios e conheçam alternativas para melhorar a sua empresa, então, é uma iniciativa que vem ajudar a todos e transformar a vida das pessoas”, pontuou Mendonça.
Durante a abertura do evento também estiveram presentes o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeovane Félix, além de outras lideranças locais e secretários que atuam na Prefeitura Municipal.
Ações para os pequenos negócios
O Dia da Oportunidade em Bandeirantes segue até às 19h30 e traz uma ampla programação para a população e os pequenos empreendedores. Algumas atividades como a Feira de Negócios irão permanecer durante todo dia. No espaço, produtores da agricultura familiar expõem os produtos para a população. Uma das participantes é Josefa Maria da Conceição, produtora de hortifruti, laticínios e doces de compota.
Dona Josefa mora no Assentamento Alvorada e todos os produtos comercializados por ela são produzidos na propriedade. Para participar do Dia da Oportunidade ela se preparou com antecedência e foi surpreendida com o volume de vendas. “Eu me preparei antes, mas achei que os produtos seriam mais para exposição e acabou que vendi bem. Faz dez anos que estou em Bandeirantes e nunca tinha participado de um evento como esse, gostei bastante”, comentou a produtora.
Durante o dia, o evento também traz para o público a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS apresenta ao público trabalho desenvolvido pelo laboratório e expõe produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também mostra as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.
Já, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).
Palestra magna e capacitações
Uma das grandes atrações do Dia da Oportunidade em Bandeirantes é a palestra “O catador de sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, que acontecerá, no auditório, das 18h30 às 19h30. Antes da palestra principal, o evento traz outras 10 capacitações que envolvem temas como gestão financeira, atendimento ao cliente, acesso à crédito para empresários e produtores, empreendedorismo feminino e uso de energia fotovoltaica.
Clique aqui e confira a programação completa. Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.