Dia da Oportunidade reúne empreendedores e pequenos produtores de Porto Murtinho

/ / Porto Murtinho

Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, evento gratuito traz capacitações, palestra-show com ilusionistas, sessão de negócios e mostra de inovação

Com uma ampla programação gratuita para o público, que inclui capacitações, palestra-show com ilusionistas, mostra de inovação e sessão de negócios, é realizado nesta terça-feira (22), em Porto Murtinho, o Dia da Oportunidade. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento teve início durante a manhã com uma abertura oficial que reuniu representantes das duas instituições e lideranças locais.

Na data, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, destacou a relevância do evento para o município. “Vivemos um momento histórico, estamos com várias expectativas de crescimento diante da implementação da Rota Bioceânica e, consequentemente, temos que preparar a nossa cidade para as mudanças que estão por vir. Além de trabalharmos a parte estrutural do município, é preciso capacitar os empreendedores locais e a população para que todos possam crescer junto com o desenvolvimento e esse evento é muito importante para isso. Só tenho a agradecer ao Sebrae por ser parceiro e nos ajudar a proporcionar isso para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Porto Murtinho. “Atuamos junto com a prefeitura, Sindicato Rural e Associação Comercial para promover a transformação do município e o Dia da Oportunidade é mais uma ação que tem esse propósito e vem ao encontro com as necessidades dos empreendedores locais. Trazemos hoje oportunidades para os pequenos negócios e contamos com o engajamento de cada um, para que eles sejam protagonistas e continuem trabalhando em prol da sua empresa. Isso vai fortalecer o comércio local, aumentar a geração de emprego e renda e promover o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou Tito.

Durante a abertura do Dia da Oportunidade, também esteve presente o conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti, presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), que enfatizou a relevância da ação para a cidade. “Porto Murtinho completou 109 anos em 2021 e durante esse tempo todo essa é a primeira vez que o município recebe um evento como o Dia da Oportunidade. Isso representa uma mudança de pensamento e um estímulo para o empreendedorismo. O desenvolvimento está vindo para Porto Murtinho, todos precisam se capacitar para aproveitar as oportunidades e hoje o Sebrae proporciona isso”, comentou Zamlutti.

Também participaram da solenidade o conselheiro do Sebrae/MS, Fernando Ribeiro Martins, presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS); o vereador Elbio Balta, presidente da Câmara Municipal; Alexandre Genes, vice-presidente  da Associação Comercial e Industrial de Porto Murtinho (Acipom) e Gustavo Barbosa Ribeiro, representante do Sindicato Rural.

Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Daniele Demiana Chaves, por exemplo, apresentou ao público os doces e bolos que produz. A maioria das receitas leva como ingrediente principal o greifo – uma fruta típica da região que possui forma redonda e cor amarelada, além de um sabor predominantemente azedo.

“Muito bacana poder estar participando e mostrando um pouco do que podemos fazer com os produtos da nossa terra, porque tem muita gente aqui da cidade mesmo que só utiliza o greifo para suco e não sabe que ele pode se transformar em doce. Então, eu elaborei o cardápio do que iria oferecer aqui buscando matérias primas da nossa região com a proposta de fazer com que as pessoas conheçam e gerar valor para o que é daqui”, comentou a empreendedora.

Outra empreendedora que também participou da Feira de Negócios foi a Dona Gregória de Lo Santo. Ela produz peças como fruteiras, luminárias e jogos americanos, a partir das cascas secas que caem do tronco do Carandá. A artesã trabalha com a matéria prima natural há 15 anos e conta que desde o início recebe o apoio do Sebrae para melhorar o negócio. Um suporte que, segundo ela, se intensificou com a chegada do programa Cidade Empreendedora no município.

“Eu achei ótimo esse evento porque aqui a gente tem a oportunidade de mostrar os nossos produtos e aumentar a venda, mas além disso, desde que o programa Cidade Empreendedora começou aqui já dá para ver diferença no trabalho para apoiar os comerciantes. Eu mesma fui em vários cursos, aprendi a como conversar melhor com o meu cliente e isso teve reflexo positivo no meu lucro”, comemorou a artesã.

Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores participaram das capacitações oferecidas durante a manhã – no âmbito da inovação o tema “Impressão 3D: Do hobby ao negócio esteve em pauta”, além disso também foram abordados assuntos como formas de buscar crédito e renegociação de dívidas. A temática sustentabilidade também esteve em pauta com a palestra “Negócios de impacto social e ambiental como oportunidade”.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para os participantes uma extensa programação com atividades que seguem até o fim da tarde, às 19h30. A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores que acontece no período da tarde é a Sessão de Negócios. O encontro tem proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios.

Por fim, a principal atração do Dia da Oportunidade em Porto Murtinho é a palestra-show com os ilusionistas Klauss Durães e Henry Vargas que fechará o evento a partir das 18h. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina e, na data, irão abordar o tema “O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia”.

Clique aqui e acesse a programação completa do Dia da Oportunidade em Porto Murtinho. Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora ligue para 0800 570 0800 ou acesse o site oficial.