Para que os pequenos empresários possam expandir seus negócios utilizando financiamentos e empréstimos de forma sustentável, o Sebrae/MS, a Prefeitura de Dourados e a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) realizaram o Dia do Crédito, na tarde dessa quarta-feira (27).
O evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora para auxiliar os pequenos empreendedores locais na obtenção de recursos necessários para novos investimentos nas empresas e contou com a palestra “Boas práticas de acesso ao crédito: como se preparar para buscar as melhores linhas de financiamento”, ministrada pelo economista e consultor do Sebrae/MS, Hudson Garcia, seguida pela apresentação sobre as linhas de crédito das instituições financeiras convidadas: Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cresol, Santander e Sicredi.
Após as apresentações, os 33 empreendedores presentes puderam falar diretamente com os representantes das instituições financeiras, conhecer os serviços disponíveis nos diferentes bancos e cooperativas e, munidos dessas informações, decidir a melhor solução para o seu negócio. Ao encontrar esses cinco bancos em um mesmo local, quem participou ainda ganhou em economia de tempo, por não precisar deslocar-se de um endereço de agência para outro.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Dourados, Cleriston Recalcatti, o Dia do Crédito é uma grande oportunidade para quem está pensando no futuro. “A expectativa é de termos grandes transformações econômicas, em toda Região Sul do estado, com a Rota Bioceânica, a chegada da ferrovia e as empresas de renome nacional e internacional que estão instaladas e que irão se instalar. É esse ambiente de mobilização econômica que apresento para vocês pensarem. No entanto, todo negócio que vai crescer, não tenho dúvida, vai demandar crédito. Por isso oferecemos hoje essa oportunidade de reflexão e de diálogo, para que eles pudessem sentar na mesa com nossos parceiros e, se aderissem a tomada de crédito, que isso fosse feito de forma consciente”, disse o secretário.
O gerente em exercício da Região Sul do Sebrae/MS, Hítalo Silva Cunha, também defendeu que os pequenos empresários precisam ver as instituições financeiras como parceiras. “Temos que desmistificar a obtenção de crédito. As instituições financeiras têm papel importante e são aliadas, porque estão investindo na evolução das empresas. Esse desenvolvimento tem o crédito como uma mola propulsora fundamental para que possamos produzir riquezas para a nossa cidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Hítalo.
Poder contratar mais trabalhadores foi apontado pelo presidente da ACED, Paulo Campione, como uma das consequências positivas que o crescimento gerado pelo crédito pode trazer. “Se das 33 pessoas inscritas hoje, dez conseguirem captar recursos e metade delas gerar, pelo menos um emprego, serão cinco desempregados a menos no nosso município. Seria muito bom!”, destacou Paulo Campione.
Empresários aprovam
A proprietária da empresa de salgados congelados Pureza Comércio de Produtos Alimentícios, Eleusa dos Santos Tessaro, está planejando fazer um financiamento e aproveitou o evento para atualizar seus conhecimentos na palestra e tirar dúvidas com a gerente da instituição financeira em que pretende contratar. “Atingimos toda nossa capacidade, então se quisermos ampliar o faturamento, teremos que comprar mais máquinas. Eu fui para São Paulo com a missão empresarial do Sebrae para participar da Feira Internacional de Panificação e Confeitaria (FIPAN), em julho, e fiquei com mais certeza ainda de que é isso que precisamos fazer para poder ampliar o faturamento”, contou Eleusa Tessaro, que está há cinco meses participando do projeto Sebrae Delas, focado no crescimento do empreendedorismo feminino.
O apoio gratuito dos consultores especializados do Sebrae/MS também será buscado pela proprietária da Pousada da Dona Dê, Derossi Cavalheiro da Rocha. Recentemente ela investiu R$ 100 mil e, apesar de estar indo tudo bem e sem dívidas, após assistir a palestra, ela ficou interessada em fazer cursos e receber consultoria. “A gente olha de um jeito para o nosso negócio e quem é de fora pode ver diferente, pode achar algo que podemos melhorar ainda mais. Com certeza vou procurar essa ajuda”, afirmou a empreendedora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS no número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.