Conheça a história de Rosana Aparecida da Silva, que trabalha na Escola Municipal Cecília Meireles, localizada no município de Chapadão do Sul
Em alusão ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, o Sebrae/MS apresenta a história de uma professora do estado, que se destacou em sala de aula após implementar práticas de educação empreendedora. Rosana Aparecida da Silva, que atua na área há 12 anos, leciona na Escola Municipal Cecília Meireles em Chapadão do Sul e descobriu a paixão pela profissão logo depois de se formar na faculdade.
“Ser professor é grande desafio, estar em sala em sala de aula por si só é desafiador. Temos que lidar com muitas crianças, cada uma de seu jeito, vivência e cultura. Nós, professores, somos desafiados todos os dias a influenciar essas crianças a serem pessoas boas e permanecerem dentro das escolas”, explica a docente, que atua com o Ensino Fundamental.
A virada de chave para tornar a aprendizagem das crianças uma tarefa mais lúdica e interessante foi quando a professora participou das capacitações presenciais e on-line oferecidas pelo programa Educação Empreendedora, oferecido pelo Sebrae. A partir disso, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi implantada em 2016 no município e, desde então, Rosana passou a lecionar a disciplina de empreendedorismo para os estudantes.
O trabalho foi intensificado cerca de dois anos depois, quando a Prefeitura Municipal aderiu ao programa Cidade Empreendedora pela primeira vez, pois, a área de Educação Empreendedora é um dos principais eixos da iniciativa que tem a proposta de promover uma cultura empreendedora e o desenvolvimento local. Atualmente, Chapadão do Sul continua sendo atendido pelo Sebrae/MS através do programa. O município está no segundo ciclo que teve início em 2021 e segue até o fim deste ano.
A aplicação do JEPP tem inspirado novas iniciativas, tanto que, juntamente com a execução da metodologia, a professora desenvolveu outros projetos para engajar os alunos e tornar o ensino mais divertido, como “Cuidando do meio ambiente” e “Óleo na pia não”, ambos voltados para a sensibilização em relação à preservação do meio ambiente.
“Tenho meus alunos bastante envolvidos nos meus projetos, além disso, outras professoras incentivam os alunos a participarem das iniciativas. Essas ações são voltadas para ensinar os estudantes a cuidarem do meio ambiente em que eles vivem e fazer o descarte correto de materiais. Esse é o nosso papel como professor, formar cidadãos conscientes e preocupados com futuro”, revela Rosana.
Além dos projetos, ao trabalhar a educação empreendedora, a docente se preocupa em trazer ideias inovadoras e incentivar as crianças, com exemplos e experiências do dia a dia. Ela também mostra que, junto às vivências dos próprios estudantes, é possível olhar para o que aprenderam e buscar soluções. “Amo trabalhar a educação empreendedora. Vejo o brilho nos olhos de cada um deles quando falam ‘eu sou empreendedor’. Eles me contam que ajudam em casa, trabalham em equipe e que são pessoas empáticas”, disse.
E, para o Dia do Professor, Rosana afirma que é importante ter momentos de valorização desta profissão, que, seja na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior, tem a missão de formar profissionais e cidadãos. “O Dia do Professor significa a valorização dos profissionais da educação, diante de todas as dificuldades que enfrentamos. Além disso, vejo um pouco do reconhecimento por tudo o que fazemos para driblar os obstáculos e transformar a educação em algo que os alunos se interessem”, expõe.
Saiba mais sobre o JEPP
Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o Sebrae, possui o programa Educação Empreendedora.
Além de Chapadão do Sul, em outros 31 municípios de MS esse trabalho é levado às escolas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae junto às prefeituras municipais. Para os municípios que aderiram à iniciativa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.
O tema é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.
Atualmente, por meio do Cidade Empreendedora, a metodologia é aplicada em escolas das redes municipais dos seguintes municípios: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.
Além de serem oferecidas por meio do programa Cidade Empreendedora para as redes municipais de ensino das cidades participantes, as metodologias oferecidas pelo Sebrae voltadas para o âmbito da Educação podem ser aderidas por outras instituições de ensino interessadas de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, tanto públicas, quanto particulares. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br.