Do sonho de empreender à formalização do negócio, empresária de Selvíria recebe apoio do Sebrae/MS

/ / Selvíria

A Central Modas foi inaugurada no ano passado e, por meio das capacitações levadas pelo programa Cidade Empreendedora, Noemi Moreno conseguiu bons resultados com a empresa

Entre os mais de dois mil atendimentos realizados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em Selvíria, o acompanhamento a empresária Noemi Moreno se destacou pela ousadia da empreendedora e o desejo de se consolidar no mundo dos negócios. Em 2019, ela mudou-se de Pereira Barreto, interior de São Paulo, para o município sul-mato-grossense junto com a família e, após três anos, viu na cidade uma oportunidade de abrir a própria empresa: a loja Central Modas.

Central Modas surgiu do desejo de empreender atrelado a determinação de Noemi, que contou com o Sebrae/MS para se capacitar

Noemi já tinha uma trajetória de mais de 20 anos de atuação no setor de vestuário, pois havia trabalhado em empresas do segmento. Ao abrir o próprio negócio, definiu a partir dessa experiência, que iria atender do público infantil ao adulto e, mesmo com uma longa trajetória na área, buscou profissionalização e acompanhamento especializado desde o início, o que a levou até o suporte oferecido pelo Sebrae, por meio das ações do programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Selvíria.

Com esse apoio, Noemi se formalizou e tornou-se uma microempreendedora individual – o primeiro passo para alçar voos mais altos. Então, começou a se qualificar para que pudesse estruturar a empresa. “O acompanhamento nos dá um rumo, me ajudou na questão de organização e atendimento. Uma representante do Sebrae, inclusive, veio na minha loja e me ajudou até na organização dos manequins”, pontuou a empreendedora.

Empreendedora contou com o apoio do Sebrae/MS em diversos aspectos, dentre eles a disposição das peças pela loja

A partir da formalização, a empresária participou de diversas capacitações, entre elas, alguns cursos levados de forma gratuita para o município através das carretas equipadas – uma ação proporcionada pela parceria entre Sebrae e Sistema Fiems, por intermédio do Senai.  Segundo Noemi, esse apoio fornecido pelo programa Cidade Empreendedora para os empreendedores dos municípios participantes vem ao encontro da necessidade desse público em melhorar a empresa e se faz relevante pois, muitas vezes, ele não sabe como dar o primeiro passo.

“A metodologia veio para fazer a diferença na vida das pessoas. Eu vejo isso não só no meu negócio, mas em outros comércios da região também. Esse é um laço que o programa conseguiu criar com os empresários e, dessa forma, as lojas estão cada vez mais fortes”, comemora a empreendedora.

Com todo o suporte recebido, a empresária tem colhido bons frutos e planeja novos investimentos na empresa para o futuro. Trabalhando com calma, ela acredita que fortificar as bases é essencial para um sucesso a longo prazo e, mais para frente, pretende aumentar a equipe, que atualmente é composta pelo marido e pela filha. “Daqui uns dois ou três anos acredito que vamos conseguir contratar funcionários para contribuir na nossa loja. Tenho confiança na capacidade de Selvíria para realizarmos essa meta”, conclui Noemi.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Selviria integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de março de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Além de Selvíria, outros municípios já foram contemplados pelo programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.