Dourados recebe oficina de marketing territorial para consolidar imagem do município

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Destacar as potencialidades da cidade para o público externo e fomentar o desenvolvimento são os principais objetivos da iniciativa realizada pelo programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura

Como a população local enxerga Dourados e quais são as principais características do município que podem ser destacadas para quem é de fora? Responder essas questões e, a partir delas, consolidar a imagem da cidade para atrair investimentos e conquistar novos públicos foi a principal proposta da oficina de “Marketing territorial”, realizada nesta quinta-feira (17), na Unidade Regional do Sebrae em Dourados. Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação faz parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora e integra o eixo “Cidade + Competitiva”.

Para o Diretor de Inovação da Associação Comercial e Empresarial de Negócios (ACED), João Renato Arceno do Canto, a ação promove uma construção de imagem de uma metodologia testada e executada durante muitos anos. “Conseguimos criar um consenso através da representatividade das entidades que estão participando: classe política, entidades de classe e associações. Assim, conseguimos pensar de uma maneira competitiva e focar no município, em como também, levaremos isso para as pessoas de fora, para o estado e até para o país”, ressalta o diretor.

Para o Coordenador Indígena da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID), Leomar Mariano Silva, a ação se expande para as regiões da Aldeia Jaguapiru e Bororó. “Temos como participar do crescimento da nossa cidade através do ecoturismo, artesanato, e a construção da imagem no dia de hoje foi muito boa, porque nós vimos o potencial da nossa aldeia para ajudar o município de Dourados a trilhar novos horizontes. E o impacto dessa ação, eu acredito que deva levar a Dourados a um outro nível, um outro patamar. Dourados será conhecido. Não só no Brasil, como também internacionalmente, vai atrair muito investimento para a nossa cidade”, relata o coordenador.

De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Odair Mombach, a proposta desse trabalho é trazer mais competitividade para a cidade. “O intuito é criar uma marca para o município como forma de apresentá-lo para pessoas que estão em outras cidades do país. Por exemplo, quando pensamos no Rio de Janeiro, logo lembramos que se trata da ‘cidade maravilhosa’, então, a ideia é mostrar o que Dourados tem para oferecer a partir da consolidação de uma imagem que atraia novos investimentos, estimule o turismo e promova o desenvolvimento sustentável”, destacou.

A oficina reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, como comércio local e lideranças, para pensar de forma colaborativa em quais são os potenciais do município e particularidades que podem ser elencadas para definir a identidade de Dourados. Para destacar as características únicas da cidade, construindo uma “marca territorial” que a diferencie das demais localidades, a metodologia aplicada consistiu em três etapas: mapeamento das forças e elementos identitários locais; construção de cenários futuros de posicionamento; e apresentação e análise dos resultados.

Na data, foram levantados diversos elementos que são essenciais na construção da identidade territorial de um lugar. Dentre os principais, destacam-se aspectos que são frequentemente lembrados e associados pelas pessoas quando pensam em determinado local, como produtos típicos, expressões culturais, arquitetura, monumentos, histórico e religiosidade.

Para contribuir com esse processo de formação da identidade local, também foi criada uma pesquisa voltada para ouvir a opinião da população sobre os principais elementos do município. Quem desejar, pode participar da iniciativa de forma on-line, basta responder o questionário ao clicar aqui. Além da criação de uma marca territorial para o município, o trabalho irá resultar em um plano de ação voltado para o posicionamento estratégico da imagem local, de modo a fomentar o desenvolvimento.

Cidade + Competitiva

Com a renovação da parceria com o Sebrae/MS para a execução do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora no município, a Prefeitura Municipal aderiu ao eixo “Cidade + Competitiva” como uma das principais estratégias para aumentar a competitividade e dinamizar a economia de Dourados.

Para promover a cidade, ressaltando as potencialidades que possui, além das oportunidades de investimento, essa vertente de trabalho visa consolidar a imagem do município para o público externo. Com foco nesse propósito, serão realizadas diversas iniciativas que visam aperfeiçoar as ações da administração municipal, melhorar as políticas públicas e promover a integração entre os representantes do setor produtivo e as lideranças locais, para que possam atuar de forma conjunta em prol do desenvolvimento local.

Juntamente com Dourados, o eixo “Cidade + Competitiva” também é trabalhado por meio do programa Cidade Empreendedora em outros 15 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul, Dourados, Jaraguari, Jardim, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.