Capacitação foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora e apresentou estratégias de como inovar nos negócios
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camapuã, promoveu, na noite dessa quarta-feira (23), uma oficina sobre a inovação nas empresas. A ação aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Camapuã (ACECAM).
Com a proposta de auxiliar os empreendedores a melhorarem os processos, a “Oficina de Inovação para o Varejo” apresentou ferramentas que possibilitam que os participantes analisem de que forma as tarefas são executadas na empresa e quais melhorias podem ser implementadas. Por meio do conteúdo, os empreendedores puderam visualizar oportunidades e soluções viáveis nas perspectivas comerciais.
Na data, a oficina foi ministrada pela consultora do Sebrae/MS Ana Carla Castello. Ela ressaltou que o envolvimento entre os participantes possibilitou a troca de experiências durante o processo. “Tivemos uma interação positiva do grupo. Os participantes começaram a perceber que eles poderiam fazer inovações conjuntas, um facilitando o trabalho do outro. Cada momento que um campo do mapa de inovações era preenchido a gente ia construindo um caminho de validação, para essas inovações acontecerem de verdade e que não precisava ser nada sofisticado. São pequenas ações, com grande impacto para o cliente, pois o foco é o cliente, ou seja, como nós conseguimos solucionar um problema de forma criativa e inovadora”, destacou.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva, o evento foi uma oportunidade de abordar assuntos que refletem diretamente na vida do empreendedor. “O momento em que vivemos tem como foco a inovação, por isso vamos levar para os empresários a construção coletiva da solução de problemas, com um olhar para as ferramentas ágeis, além de apresentar métodos de inovação para o dia a dia, auxiliando na tomada de decisão dentro das empresas. Esta ação veio para atender uma demanda do Plano de Desenvolvimento Econômico do município de Camapuã”, expôs a analista.
Empreendedores aprovam
Para os empresários locais que participaram da capacitação, a oficina foi de grande valia para reavaliar os processos do negócio e melhorar o atendimento ao cliente. Laudilene Alencar, por exemplo, atua no ramo de decorações, locações e buffet para festas, e enfatizou a relevância do conteúdo apresentado.
“A oficina de inovação foi muito boa para que eu pudesse colocar em prática algumas ideias que eu já tinha, mas estavam arquivadas. Foi um aprendizado muito grande e agora penso em poder trazer um espaço melhor para acolher os clientes. Foi uma experiência bastante positiva”, expôs a empreendedora.
Outra empresária que aprovou a oficina foi Ione Nunes da Silva. Ela trabalha no ramo de telefonia celular há 19 anos e destacou os benefícios da oficina. “Foi um momento importante para eu perceber que a gente precisa colocar em prática coisas que deixamos guardadas ou um pouco de lado e que é possível fazer isso”, comentou Ione.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site oficial.