Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município
Na manhã desta quinta-feira (14), representantes da Prefeitura Municipal de Coxim e lideranças locais reuniram-se com a equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para o município. Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade.
O documento vai nortear a execução do programa em Coxim com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança. O prefeito Edilson Magro falou da importância da participação do Sebrae na elaboração de um plano de desenvolvimento para o município. “Temos aqui vários setores da nossa cidade, cobrei a presença e participação dos nossos servidores, pois, acredito que daqui sairão propostas importantes que trarão desenvolvimento para nossa cidade, através da geração de emprego, da agricultura familiar, do fortalecimento do comércio e também irão impactar na melhoria da prestação do serviço público”, disse o prefeito.
O vereador William Mendes da Rocha Meira, presidente da Câmara de Vereadores de Coxim, participou do encontro e destacou a importância de pensar o desenvolvimento do município de forma conjunta, integrando o poder público e as lideranças locais para pensarem juntos em ações para a cidade. “Agora podemos ter a oportunidade de acessar informações que contribuirão para o desenvolvimento de Coxim nos mais diversos setores, explorando os nossos potenciais e corrigindo as ações necessárias para que esses potenciais possam produzir os melhores resultados”, avaliou o vereador.
Segundo o consultor do Sebrae, Michel Martines, as ações debatidas durante o encontro estão concentradas nos seguintes eixos: comércio, agricultura familiar, educação, turismo/meio ambiente, compras públicas e desburocratização. “Foram discutidas mais de 30 ações, sendo percebidas votações em ações que se relacionam com marketing digital, empregabilidade, revitalização da feira do produtor, fomento ao comércio pelo fortalecimento da associação comercial e compras públicas”, pontuou o consultor.
Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Coxim. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.