Em Coxim, projeto Recicla Verdinho fomenta a agricultura familiar e a educação ambiental

/ / Coxim

O Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim e o Sicoob, lançou o projeto Recicla Verdinho no município. Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, a iniciativa promove a educação ambiental e fomenta a agricultura familiar ao possibilitar que crianças troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis.

O projeto irá beneficiar, inicialmente, 104 alunos, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Silvio Ferreira e da Escola Municipal Marechal Rondon. O projeto foi apresentado oficialmente ao público, nesta quinta-feira (28). Por meio da iniciativa, os estudantes podem trocar itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet e recipientes plásticos, por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, podem adquirir hortaliças e frutas oriundas da agricultura familiar na feira da cidade.

De acordo com o prefeito, Edilson Magro, o projeto, desde o início, já deu indícios relevantes sobre a importância e os benefícios que irá trazer para população e o município como um todo. “Quero parabenizar, primeiramente, ao Sebrae/MS pela iniciativa e oportunidade de integrarmos essa ação que só irá trazer bons resultados a nossa cidade. Aos nossos parceiros, como o Sicoob, que está tornando isso possível, nossos agradecimentos por acreditar nesse trabalho. Nosso objetivo é expandirmos o projeto para que outras escolas para que mais alunos sejam beneficiados”, ressaltou Magro.

Mais do que promover a educação ambiental, o projeto desempenha um papel importante no fomento à agricultura familiar. Conforme o consultor do Sebrae/MS, Michel Martines, atualmente nove produtores da cidade estão cadastrados para fornecer produtos aos estudantes, o que traz uma diversidade grande de alimentos. “Dessa forma, o Recicla Verdinho garante renda para as famílias que vivem no campo, além de ser rico em sustentabilidade, meio ambiente e despertar o interesse dos alunos em relação à educação financeira. Essa, com certeza, é a primeira turma de muitas que virão. Estamos muito felizes com a abrangência e proporção que está tomando o projeto”, salientou.

A Agência do Sicoob em Coxim é pioneira na participação do Recicla Verdinho em todo o país. Para o gerente da cooperativa de crédito, Ricardo Galucci, a instituição aderiu o projeto por ter um impacto positivo na sociedade como um todo. “É a primeira vez que o Sicoob participa de uma ação social como essa. A cooperativa entendeu que tudo que possa gerar benefícios para as famílias e, consequentemente, na educação financeira delas é importante”, destacou.

Conscientização ambiental

Com a execução do Recicla Verdinho, os estudantes são estimulados a separarem os materiais recicláveis, além de aprenderem mais sobre sustentabilidade, educação financeira e os cuidados com o meio ambiente. Além de envolver as crianças, ação deve influenciar às famílias e impactar a sociedade como um todo de forma positivia. “Nós já trabalhamos esse tema em nosso currículo pedagógico, porém, esse projeto, irá enriquecer ainda mais a vivência e entendimento de cada aluno. A participação da família tem sido fundamental para a coleta dos materiais. Eles estão muito ansiosos com a conclusão que é quando receberão a moeda para adquirirem os produtos da agricultura familiar”, disse a diretora adjunta da escola, Juliana Tachholke.

Coletar os materiais já virou rotina na casa do aluno da Escola Silvio Ferreira, Otto Araujo, de nove anos. A mãe dele, Divina Araújo, contou que não mede esforços para ajudar o filho nessa empreitada. Até o momento, Otto, foi o aluno que mais coletou materiais recicláveis. “Já conseguimos juntar mais de 900 embalagens. O projeto envolveu toda a família. Pedimos para parentes e amigos para guardarem as embalagens que vamos buscar na casa de cada um. Tem sido muito importante para o desenvolvimento dele”, ressaltou.

Com o lançamento do projeto Recicla Verdinho em Coxim, o município se une a outras cidades integrantes do programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, fortalecendo o compromisso com a conscientização ambiental, o desenvolvimento econômico local e uma educação de qualidade. Essa iniciativa também é realizada Amambai, Costa Rica, Dourados, Inocência, Nova Andradina, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Bela Vista, Caarapó, Naviraí, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br