Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura familiar
Essa semana, segunda-feira (25) e terça-feira (26), a cidade de Dourados foi palco da etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Com um prato mais festivo, a merendeira Maria Aparecida Ferreira do Nascimento do CEIM Celso de Almeida conquistou o primeiro lugar elaborando a receita Antepasto de Legumes com Frango ao molho branco. O evento foi promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, e visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, incentivando o uso de produtos mais saudáveis.
De acordo com o prefeito de Dourados, Alan Guedes, o Desafio das Merendeiras é uma iniciativa relevante para a o aperfeiçoamento do trabalho das profissionais desses municípios dentro do Programa Cidade Empreendedora, que resulta em uma merenda ainda mais qualificada para as as crianças. “A Rede Municipal de Dourados tem aproximadamente 35 mil alunos, e isso é uma demanda muitíssimo grande por merenda, oferecemos mais de 50 mil refeições por dia, então temos muito orgulho. Todos os pratos foram elaborados com muita eficiência, a comida é boa, nutritiva e saudável, no final das contas é o que importa, é isso o que fica para as crianças”, reforça o prefeito.
Já para a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação do município Denize Leise Campinas, o aproveitamento dos alimentos e a elaboração de receitas com menos sal e menos óleo, por exemplo, já é algo significativo para essas profissionais. “Foi uma experiência que eu tenho certeza de que elas irão guardar, mas levarão para as escolas, com as preparações diferentes, na utilização dos alimentos da agricultura familiar”, informa a nutricionista.
Na segunda-feira (25), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, na terça-feira (26), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.
A merendeira ganhadora Maria Aparecida conta que desde 2010 atua na área e sempre foi apaixonada pela cozinha. Ela comenta que a receita elaborada é um prato festivo dentro da merenda escolar. “Na competição eu aprendi muito com o companheirismo, com o apoio das pessoas ali torcendo, estávamos competindo, mas estávamos torcendo uma pela outra. Não jogamos nada fora, reaproveitamos tudo, e a minha receita podemos servir para as crianças em datas mais festivas, por exemplo, na semana do Dia das Crianças para ser um prato especial”, ressalta a merendeira.
Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.
“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.
A premiação ocorreu na Rua Dr. Mário Machado de Lemos, nº 240, Jardim Londrina, no município. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 25 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.
Além de Dourados também participam da disputa os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Dourados:
1º lugar: A merendeira Maria Aparecida Ferreira do Nascimento do CEIM Celso de Almeida com o prato Antepasto de Legumes com Frango ao molho branco
2º lugar: A merendeira Ana Maria Magro Lina do CEIM Claudete Pereira Lima com o prato Risoteiro com Acompanhamento de Laranja
3º lugar: A merendeira Rosana Romero de Carvalho Nazareth da E.M. José Eduardo Canuto Estolano com o prato Galinhada com salada tropical de abacaxi.
4º lugar: A merendeira Gladis Maria Miranda de Almeida Nunes do CEI Instituto Crescer com o prato Torta à La Katita
5º lugar: A merendeira Maria Luzinete França Campos da Silva da APAE Maria Julio Ribeiro com o prato: Escondidinho de batata doce com recheio de frango
Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.