Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura familiar
Nesta semana, quarta-feira (26) e quinta-feira (27), foi a vez de Sonora receber a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. O prato vencedor foi Feijão Tropeiro Rio Corrente, da merendeira Tereza Alves Ventura, que leva o nome em homenagem ao rio da cidade. O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos mais saudáveis, oriundos da agricultura familiar, fortalecendo os pequenos negócios do campo.
A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na quarta-feira (26), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.
Para a secretária Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Sonora, Clotilde Castro, o evento motiva a valorização das profissionais da cozinha escolar, que elaboram mais de três mil refeições diárias na cidade, e incentiva a tarefa do agricultor. “Essa participação é de suma importância, inclusive, foi por meio do Desafio das Merendeiras que tivemos inspiração para criar o Projeto Municipal Agrokids, com o objetivo da inclusão de alimentos saudáveis nas escolas, e a valorização da agricultura familiar”, ressalta a secretária.
Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o principal objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.
“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.
Com 17 anos de experiência na cozinha, a vencedora da etapa municipal de Sonora, Tereza Alves Ventura, pontua que o workshop trouxe mais aprendizado no manuseio dos ingredientes nas receitas. “Este ano eu insisti no mesmo prato do ano passado, incrementei mais coisas, e graças a Deus deu certo. Estou apreensiva e nervosa para a competição estadual, mas vai ser ótimo!”, ressalta Tereza.
A premiação foi realizada ontem (27), na Cantina Central – Rua Padre de Oliveira, 700, em Sonora. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.
Além de Sonora também participam da disputa os municípios de Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e Terenos.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Sonora:
1º lugar: Merendeira Tereza Alves Ventura com a receita Feijão Tropeiro Rio Corrente
2º lugar: Merendeira Adeilda dos Santos Ferreira com a receita Torta Pôr do Sol
3º lugar: Merendeira Elis Regina Fernandes de Almeida com a receita Caldo do Pantanal
4º lugar: Merendeira Eunice Alves de Oliveira com a receita Farofa Piquiri
5º lugar: Merendeira Elizabete Pagani com a receita Panqueca Confusão
Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.