Para apresentar essas estratégias, Sebrae/MS e Prefeitura de Inocência promoveram o evento, por meio do Cidade Empreendedora
Nesta quinta-feira (19), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Inocência promoveram o “Circuito de Energia Renovável”, na Feira do Produtor do município. O evento, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, visa auxiliar os pequenos negócios e produtores a otimizar os custos com energia elétrica e se tornarem empresas mais sustentáveis.
Para a realização da palestra técnica houve apoio do SENAI/MS, apresentando aos participantes estratégias que podem ser utilizadas para a redução de custos de energia elétrica, tanto ações que necessitam algum tipo de investimento, como outras medidas que podem ser executadas sem envolver custos iniciais. Existem ações, por exemplo, que envolvem geração de energia renovável por meio de projeto solar, aluguel de energia e linhas de financiamento que facilitam essas medidas sustentáveis, e assim, favorecem a chamada energia limpa.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente de Inocência, Doubbert Queiroz Blini, é preciso promover a utilização da energia renovável nos negócios. “É de muita importância o esclarecimento das oportunidades que existem, tanto para os empresários quanto para os cidadãos. Aqui em Inocência ainda não temos uma empresa instalada nesse segmento de energia e o circuito favorece a criação desse novo momento. Temos que pensar que vivemos a realidade de escassez de água ao longo do ano, e o uso dessa energia é uma solução para um futuro sustentável. A energia limpa gera um benefício amplo”, analisa Doubbert.
Já para o analista do Sebrae/MS Vitor Gonçalves Faria esse evento auxilia os empreendedores a identificar quais medidas podem ser tomadas favorecendo individualmente as empresas, sejam na redução dos custos, melhoria nos ganhos futuros, sejam na inserção do empreendimento em políticas sustentáveis. “O Circuito de Energia Renovável, que ocorre dentro do Cidade Empreendedora, procura apoiar as empresas na redução dos custos de energia e gera outros benefícios também. No evento, há empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável. Os participantes assistem a palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens e desvantagens desse uso. Depois da apresentação, os participantes podem conversar com os expositores”, finaliza Vitor.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com as Prefeituras Municipais para transformar a economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.