Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz mais de 20 ações voltadas para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município
Na noite desta terça-feira (11), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Miranda, uma iniciativa conjunta do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, que está sendo executado no município desde março deste ano. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Carmem Florença, representando o prefeito de Miranda. Também estiveram presentes na solenidade o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; o presidente do Sindicato Rural, Massao Ohata; e a secretária de Planejamento, Camila Mussato.
Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Miranda é composto por 19 ações voltadas para aumentar a autoestima da população, fazer com que os moradores comprem mais do comércio local, promover o aumento da arrecadação municipal e fomentar a área do turismo.
O diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou que as ações propostas no plano também orientarão a implementação do programa Cidade Empreendedora na região, especificamente no eixo competitivo “Cidade de Negócios”. Segundo Estanqueiro, o Sebrae se faz presente em parceria com a prefeitura para integrar representantes de diversos setores da sociedade e impulsionar a transformação de Miranda.
“Realizamos um processo de escuta ativa, envolvendo líderes políticos, empresários e membros da comunidade, com o objetivo de identificar as demandas mais prementes da população de Miranda. A partir dessas informações, somadas a uma análise das oportunidades existentes no município, elaboramos este plano de ação. O Sebrae está plenamente engajado em apoiar a implementação dessas iniciativas e tem a expectativa de que todos os envolvidos se tornem agentes ativos nesse processo de transformação, adotando uma visão estratégica para explorar o potencial de desenvolvimento da região”, afirmou Tito.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.
O município de Miranda, um dos mais antigos do estado, possui um ecossistema de desenvolvimento econômico que engloba diversos aspectos cruciais para o progresso local. A atração de empresas, o aumento da arrecadação, a transformação do desemprego em empreendedorismo, a recuperação do tecido social, a agricultura familiar e indígena, o turismo e a economia criativa são apenas alguns dos elementos desse ecossistema, conforme descrito pela secretária municipal de Planejamento de Miranda, Camila Mussato.
“O que mais impactaria o município atualmente seria a atração de empresas. Existe uma crença arraigada de que o Pantanal não pode receber investimentos desse tipo, mas podemos desmistificar isso ao trabalhar a questão em consonância com a sustentabilidade ambiental”, afirmou Camila Mussato”, pontuou a secretária.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.