Cerca de 270 empreendedores e produtores da agricultura familiar de Nioaque participaram, nessa quarta-feira (13), do Dia da Oportunidade. Realizada no Estádio Mauro Resstel, a ação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital, gestão financeira e agricultura familiar.
De acordo com o prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, a iniciativa veio, principalmente, para fortalecer o comércio local e os pequenos produtores. “Em 174 anos de fundação de Nioaque estamos tendo a possibilidade de ter um programa como o Cidade Empreendedora no nosso município e o Dia da Oportunidade é uma grande ação que compõe essa iniciativa, quando o Sebrae traz toda a sua estrutura para nos atender. Oferecemos orientações e capacitações para os nossos comerciantes e para as pessoas que residem nos assentamentos, nas comunidades quilombolas e indígenas, que representam praticamente 60% da nossa população”, destacou o prefeito.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que a ação vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Nioaque, por meio do programa Cidade Empreendedora. “Trouxemos oportunidades para aqueles que querem melhorar a sua empresa e aumentar a renda da sua família. O evento contou com palestras, feira com a apresentação de produtos locais e rodadas de negócios para conectar os empreendedores. É mais uma ação realizada em parceria com a Prefeitura e lideranças locais para fomentarmos a economia do município e incluirmos o pequeno negócio no processo de desenvolvimento”, ressaltou Mendonça.
Durante o Dia da Oportunidade, também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município que funciona Rua XV de Novembro, nº929. Composto por dois notebooks e camisetas, o kit será utilizado como ferramenta para o atendimento aos empresários. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais voltado para esclarecer dúvidas e ajudar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).
Participaram do evento a primeira-dama e a secretária municipal de Assistência Social, Larissa Martelosso Couto; o secretário municipal de Finanças, Murilo José Rosseto; o presidente da Câmara Municipal, vereador Silas Ferreira; a presidente da Associação de Mulheres do Assentamento Uirapuru, Mary Viana Lemes; e o presidente da Associação dos Feirantes de Nioaque, José Luiz Figueira Filho.
Ações para os empreendedores
Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu 22 empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com compradores.
Asseide Ferreira, proprietário da Deodato Artesanato, por exemplo, ressaltou a importância da iniciativa para a divulgação do trabalho. “Quero agradecer ao Sebrae que vem ajudar a gente a melhorar a nossa empresa. A rodada foi muito boa para conhecer o trabalho das instituições e identificar possíveis parcerias”, pontuou o empresário.
Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Dentre os expositores esteve Luciana Franklin Lima, proprietária da Delícias da Tia Lu. Ela faz doces e salgados para venda na feira e, com a chegada do programa Cidade Empreendedora no município, participou de capacitações que a ajudaram a melhorar a qualidade dos produtos.
“Eu achei o Cidade Empreendedora uma iniciativa muito maravilhosa, porque é um apoio para nós que somos pequenos. Consegui me aperfeiçoar bastante com os cursos, aprendi sobre manipulação de alimentos, precificação e muitas outras coisas que eu não sabia e estar no Dia da Oportunidade foi uma ótima chance de eu apresentar o que eu faço e estou vendendo muito”, declarou a empreendedora.
Zenilda Souza também foi outra empreendedora que participou da Feira de Negócios. No sítio Herdeiros do Rei, no assentamento Uirapuru, que fica a 35 quilômetros de Nioaque, ela produz frutas, legumes e verduras, além de fazer doces de compota e biscoitos caseiros. Juntamente com ela, outras produtoras da agricultura familiar que fazem parte da Associação de Mulheres do Assentamento Uirapuru também expuseram produtos durante o Dia da Oportunidade.
“A gente vende nossos produtos em uma feira lá no assentamento e hoje estamos tendo a oportunidade de mostrar o que a gente faz para um público diferente e essa é uma chance única. Eu gostei bastante e vendi muito mais do que eu esperava. Estamos muito felizes”, pontuou Zenilda.
Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “Casos Reais de Empreendedores que Cresceram na Crise”, ministrada pelo proprietário e gestor do grupo Cateretê Restaurantes, Emerson Tokarski. Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: “Agricultura familiar – Acesso ao mercado”; “Empreendedorismo feminino – Desafios e oportunidades”; “Boas razões para investir em marketing digital”; “Captação de recursos para agricultura familiar”; “Como se preparar para participação de feiras e vender mais”; “Separando as contas pessoais das contas do meu negócio”.
O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.