Fortalecimento do comércio local, fomento ao associativismo, melhorias dos processos da gestão municipal e a promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Paranaíba, executado desde abril de 2023, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.
Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, o prefeito de Paranaíba, Maycol Henrique Queiroz Andrade, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.
“Foi período muito produtivo, com cursos e capacitações à população de Paranaíba. Fico satisfeito em ter aderido ao programa Cidade Empreendedora, um investimento que trouxe muito retorno a nossa cidade, foi uma grande inovação para a Paranaíba. Além da Sala do Empreendedor, ainda trouxemos melhorias para a secretaria de indústria e comércio. O cidadão que queria um curso de qualidade, conseguiu de forma gratuita e ainda aprendeu uma profissão, facilitando sua recolocação no mercado de trabalho. A procura das pessoas pelas capacitações foi algo que me surpreendeu”, expôs o prefeito de Paranaíba.
A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Paranaíba focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.
Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Paranaíba:
Apoio ao comércio local: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário com capacitações e orientações sobre empreendedorismo. Neste sentido, foram realizados mais de 8.000 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 1.500 empresas distintas em Paranaíba.
Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. Durante a execução do Cidade Empreendedora, de abril de 2023 a abril de 2024 houve a abertura de 708 novos negócios no município. Atualmente são 5.053 empresas ativas na cidade. O levantamento também mostra um crescimento 15% no número de microempreendedores individuais se comparado ao período anterior, com 605 novas formalizações. No total, há 2.356 MEIs ativos no município.
Dentre as ações de fomento ao empreendedorismo, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empresários e possibilitar o crescimento das empresas. Grande parte desse trabalho foi realizado em conjunto com a Sala do Empreendedor do município, que oferece suporte para quem deseja ter o próprio negócio. A sala de Paranaíba é referência em atendimento. Em 2024, a atuação do local foi reconhecida pelo Sebrae, em âmbito nacional, quando o espaço recebeu o selo Diamante pela qualidade do serviço oferecido. Além de Paranaíba, somente três cidades no Estado receberam a honraria.
Algumas ações de apoio ao comércio local serão realizadas no município pelo Sebrae, ainda neste ano, uma delas é o Dia da Oportunidade que está previsto para o mês de julho. O evento leva capacitações gratuitas para empreendedores e pessoas que desejam ingressar no mundo dos negócios, além de feira com exposição de produtos locais.
Outra iniciativa levada pelo Cidade Empreendedora para Paranaíba teve como foco apoiar os empreendedores que atuam no campo. Por meio deste trabalho, grupos da agricultura familiar do município receberam consultoria na área do associativismo como uma ferramenta importante para trazer mais visibilidade ao grupo e auxiliá-los na conquista de novos mercados. Foram feitas reuniões e capacitações com os produtores, o que resultou na criação da Associação dos Produtores Rurais De Paranaíba (ASSOCIPAR), lançada em março de 2024.
Gestão pública e compras governamentais: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população.
A prefeitura recebeu apoio do Sebrae para a execução de um plano de desburocratização voltado a facilitar a abertura de empresas no município. Por meio dessa iniciativa, a administração municipal está em processo de adequações para utilizar a RedeSim de forma plena, integrando todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município (vigilância sanitária, meio ambiente e posturas).
O município também iniciou o processo para implementar a dispensa de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, para microempreendedores individuais e empresas de baixo risco, o que deve trazer mais dinamismo ao processo. Esse trabalho, possibilitou a redução de 7% no tempo médio de abertura de empresas no município segundo o site da RedeSim do governo federal. Atualmente, o procedimento é feito, em média, em 24h.
Já na área de Compras Públicas, a equipe também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.
Fomento à cultura empreendedora: Cerca de 300 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, em 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada a estudantes do ensino fundamental, foi uma das ações realizadas, contemplando as Escolas Capitão Altino Lopes, João Chaves dos Santos e Dona Maria Paula de Oliveira.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Paranaíba podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.