Plataforma melhora acesso dos pequenos negócios aos editais de licitação do município e auxilia no desenvolvimento da cidade por meio das compras públicas
Em um evento no plenário da Câmara Municipal, realizado na última sexta-feira (11), a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, em parceria com o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, lançou o Portal Rio Verde Empreende. A plataforma digital integra o poder público e os pequenos negócios locais, melhorando o acesso dos empreendedores aos editais de licitação publicados pela prefeitura.
De acordo com o prefeito de Rio Verde, Réus Fornari, a ferramenta vem, principalmente, para trazer mais facilidade aos empreendedores. “É uma ferramenta para a nossa cidade, para os nossos empresários crescerem, gerarem renda e emprego. Somos um dos 22 municípios que integram o Cidade Empreendedora e tivemos a possibilidade de desenvolver esse portal por meio dele, vamos fazer o possível para continuar fazendo a diferença”, disse o prefeito.
Conforme o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a plataforma atende à necessidade de modernização do município, e, além disso, contribuirá para fortalecer os pequenos negócios locais. “A integração entre o poder público e os pequenos negócios que será promovida pela plataforma é fundamental, pois nas compras públicas temos um grande vetor para o desenvolvimento local e para a transformação da economia como um todo”, enfatizou.
Serviços e Transparência
A plataforma digital foi desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal que visa a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.
Por meio do Portal Rio Verde Empreende, além de terem acesso aos editais de licitação lançados pelo município, os empreendedores locais cadastrados também vão poder acompanhar o Cronograma de Compras da administração municipal e se programarem para participar dos pregões.
Outro recurso disponível, de acordo com o consultor do Sebrae/MS, Fábio Schroeter, que ajudou na implementação da plataforma, é o acesso rápido a todas as certidões necessárias para a empresa habilitar-se nos processos licitatórios, além de ser um local de consulta das legislações de compras públicas municipais.
“Desta maneira nós podemos facilitar a vida do empreendedor, desmistificar os processos de licitação e transformar isso em algo menos burocrático para ele. É uma estratégia para estimular o empreendedorismo e fazer com que os pequenos negócios se sintam mais seguros e possam vender para a prefeitura, já que o portal oferece maior transparência desses processos”, enfatizou Fábio.
A partir do Portal Rio Verde Empreende, os comerciantes também têm acesso direto à Sala do Empreendedor e podem tirar dúvidas a respeito de como se regularizar e do funcionamento dos processos.
Para além de auxiliar o empreendedor, outro recurso da plataforma digital permite que as empresas se aproximem dos consumidores. No portal, há um sistema de georreferenciamento que indica no mapa do município a localização de cada empreendimento cadastrado, além do tipo de produto ou serviço oferecido, com isso, a população consegue encontrar soluções para as demandas que possui de modo fácil e rápido.
Mais informações sobre o Portal Rio Verde Empreende podem ser obtidas na Sala do Empreendedor do município, localizada na sede da Prefeitura (Av. Eurico Sebastião Ferreira, nº 890) ou por meio do número (67) 3292-3464. Para mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue 0800 570 0800 ou acesse o site oficial.