Promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, evento trouxe dicas e esclareceu dúvidas sobre como inovar nos negócios
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, promoveu, nesta quinta-feira (10), três oficinas para tratar sobre a inovação nas empresas. A ação aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, seguindo os protocolos de biossegurança.
A primeira delas, “Oficina de Incubação para Produção de Artesanato: O que temos para mostrar e colocar no mercado?”, teve como objetivo contextualizar o ambiente de artesanato local, entender suas diferentes dimensões e visualizar oportunidades de mercado.
Já a segunda oficina, “Avanços e Desafios da Agricultura Familiar”, reuniu produtores da agricultura familiar e agentes públicos envolvidos nas compras governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa expôs os pontos importantes para que as compras aconteçam de forma equilibrada, além de tratar de itens que podem prejudicar as compras para a merenda escolar e para demais instituições.
Por fim, a “Oficina de Inovação para o Varejo”, proporcionou ao público, entre eles, representantes de pequenos negócios, a visualização de oportunidades e soluções viáveis e úteis, das perspectivas comerciais por meio de aplicação de ferramentas para inovação.
Segundo Lorrany Godoy, analista técnica do Sebrae/MS, a realização de oficinas para diferentes grupos permitiu uma maior efetividade junto aos participantes. “As oficinas de inovação proporcionaram a visualização de oportunidades, por parte do público, considerando as ferramentas disponíveis a ele. Além disso, na área da agricultura familiar, um plano de ações foi desenvolvido, para melhorias no setor”, citou a analista.
Para Anne Diaz, engenheira agrônoma que participou da oficina sobre agricultura familiar, a capacitação foi útil para analisar questões dos pequenos produtores. “A oficina foi produtiva, foi um primeiro passo para aproximar o pequeno produtor do poder público e vice-versa. Iniciamos um diálogo em que todos fossem ouvidos e procuramos soluções para os problemas de forma conjunta. Existe um mercado muito bom no município para a comercialização desses produtos, precisamos aproveitar essas oportunidades”, completou Anne.
A nutricionista Rosana Netto, que também acompanhou a oficina voltada à agricultura familiar, afirmou ter sido um dia produtivo, principalmente em virtude das orientações e da troca de informações entre consultores do Sebrae/MS, gestores do governo municipal e produtores rurais. “Todos saíram ganhando com a ação, principalmente os pequenos agricultores, que foram orientados e tiveram seus problemas ouvidos. A partir de agora soluções serão buscadas para solucionar essas dificuldades”, disse a participante.
Já a médica veterinária Ana Paula Penzo, que possui um empreendimento na cidade, afirmou ter saído da oficina com uma visão mais promissora sobre os negócios locais. “As ferramentas colocadas pela professora nos ajudaram a organizar as ideias de oportunidade que nosso negócio oferece, seja por meio de ações que melhorem nossas vendas ou por métodos para manter a fidelidade de nossos clientes”, comentou a empresária.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.