Em Porto Murtinho, Sebrae/MS promove oficinas para auxiliar empresários a melhorarem o negócio

/ / Porto Murtinho

Empreendedorismo, vendas, precificação e finanças foram temas abordados pelas capacitações

Um ciclo de oficinas voltadas aos microempreendedores individuais foi realizado nesta semana em Porto Murtinho. Por meio do programa Cidade Empreendedora, empresários e futuros empreendedores, participaram de quatro capacitações gratuitas, nas seguintes áreas: empreendedorismo; vendas; precificação; e finanças. As capacitações foram realizadas no polo acadêmico da cidade, tiveram início na segunda-feira (16) e se encerraram nessa quinta-feira (19).

As oficinas fazem parte do programa SEI (Sebrae Microempreendedor Individual), que oferece soluções com temas básicos na gestão e fortalecimento de negócios dos novos empreendedores brasileiros. A primeira delas, SEI Empreender, trabalhou temas pertinentes a tomada de decisões e ao princípio do empreendedorismo; enquanto a segunda capacitação, SEI Vender, trabalhou as necessidades do mercado, produtos e serviços, visando crescimento e expansão.

Com o tema SEI formar preço, a terceira oficina esclareceu a necessidade e os efeitos de uma correta formulação de preços de venda, principalmente em relação ao equilíbrio do negócio e a lucratividade. Já a última capacitação, SEI controlar meu dinheiro, ensinou sobre finanças, controle do fluxo de caixa e a separação entre finanças pessoais e empresariais.

De acordo com a agente de desenvolvimento econômico do município, Rosilene Dionísio Leite, ações de empreendedorismo têm o poder de fortalecer o mercado local e fomentar a economia da região. “Palestras como essas promovem a valorização dos pequenos negócios, que refletem em fatores socioeconômicos do município. Não só os empresários, mas toda a população é beneficiada com essas iniciativas”, reiterou.

Para o assistente administrativo da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, Antônio Carlos Vaccari, as oficinas foram essenciais no processo de aprendizado do empreendedor. “O conteúdo trabalhado foi ao encontro do que necessitam os empresários e aqueles que pretendem ingressar no mundo dos negócios”, citou.

Proprietária da empresa Lara Semijoias, Lariza Rudieli, salientou a importância do conteúdo compartilhado pelos palestrantes ao longo da semana. “As capacitações nos somaram muito. Os palestrantes trabalharam diversos temas e dividiram muito conhecimento conosco, que agora serão aplicados no dia a dia de nossos negócios”, destacou a empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site.