Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa na cidade
Com protocolos de biossegurança, representantes da Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso e lideranças locais, como membros da Associação Comercial e Empresarial da cidade, reuniram-se com a equipe do Sebrae/MS, nesta quinta-feira (20), em um salão no centro da cidade, para estabelecer ações de melhorias para o município.
Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do programa em Rio Verde com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.
De acordo com o vice-prefeito, Réus Fornari, a oficina foi bastante positiva, pois permitiu que todos os setores ajudassem na confecção do planejamento. “Foi um trabalho espetacular do Sebrae que envolveu a nossa sociedade como um todo e deu a oportunidade de todos se pronunciarem e escolherem o que eles querem para a nossa cidade. Todos puderam contribuir para o futuro de Rio Verde e eu tenho certeza que nós vamos atingir o nosso objetivo”, comemorou Réus.
O consultor do Sebrae, Idevaldo Garcia, responsável por conduzir a oficina, explicou que as ações debatidas durante o encontro estão concentradas nos seguintes eixos: inovação, empreendedorismo, combate a evasão de consumo, meio ambiente, cultura pantaneira e fortalecimento do tecido social. Segundo o consultor, várias iniciativas previstas vão dar suporte aos comerciantes locais e pequenos agricultores.
“Quando a gente fala em inovação há várias estratégias que envolvem o varejo, por exemplo, será feita uma Oficina de Planejamento Estratégico voltada para a associação comercial, além de oficinas mensais de inovação para os empreendedores. Na área da agricultura familiar, a prefeitura quer ampliar o Serviço de Inspeção Municipal Coins, para a área regional, para que os produtores possam vender para 12 municípios, nesse sentido, vamos ajudá-los a se adequarem”, explicou Idevaldo.
De acordo com o consultor, a área da cultura pantaneira também foi considerada de suma importância durante a oficina e reúne várias iniciativas propostas. Uma das ideias validadas é o projeto Eco Arte Pantanal, um evento periódico que será realizado nas praças do município com ações voltadas para ecologia, música, dança e artesanato. O evento tem a proposta de fortalecer os grupos artísticos e valorizar a cultura local.
Idevaldo pontua que houve uma participação muito grande dos gestores públicos e das lideranças no processo de construção das ações o que é muito positivo. “Tivemos um engajamento muito alto, tanto por parte da prefeitura quanto da iniciativa privada. Foi uma reunião bem heterogênea, conseguimos reunir representantes de vários setores como comércio, turismo, agricultura e construção civil, e isso foi bem importante porque a participação de todos influencia diretamente no resultado do programa. O engajamento é muito importante para que seja feito o que planejamos”, concluiu o consultor.
Plano de Desenvolvimento Econômico
Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Rio Verde. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando vai ser elaborado um cronograma de execução das ações.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.