Daniely Sotolani e Fabiana Cariaga receberam apoio do Sebrae/MS, por meio das ações do programa Cidade Empreendedora
Nascida com o sonho de duas mães, Daniely Sotolani e Fabiana Cariaga, por empreender e ter mais independência no seu cotidiano, a trajetória da boleria Casa de Vó, localizada em Dourados (MS), sempre contou com o apoio do Sebrae/MS, desde que abriu as portas em 2018 até os dias de hoje, quando inaugura sua segunda unidade no município. O empreendimento trabalha com a venda de bolos e salgados no local, além de encomendas para os consumidores.
As empreendedoras se conheceram na época da faculdade de Biologia, que foi concluída em 2009, mas a amizade permaneceu. Daniely foi professora por 15 anos e Fabiana trabalhou com o esposo no segmento da pecuária. Em 2018, durante uma conversa informal elas começaram a falar sobre a rotina, Daniely tinha um ritmo de vida bastante acelerado com aulas nos três períodos e Fabiana também queria apostar em algo novo.
Depois de amadurecer o projeto, começaram a procurar por um lugar pequeno para dar forma à ideia. No caminho, encontraram uma casa, que tinha modelos de piso e revestimento antigos e azulejos com estampas. Tratava-se de um lugar que remetia à “casa de vó”, e neste momento surgiu o nome do empreendimento.
“A Fabiana já tinha a experiência de montar uma empresa, porque ajudou a mãe dela com uma cafeteria em Caarapó, mas não tínhamos conhecimento de negócio, foi aí que procuramos o Sebrae, passamos pela oficina de modelagem de negócios e abrimos o MEI (microempreendedor individual). Começamos com quatro pessoas na equipe e continuei a dar aulas até ganhar mais estabilidade no negócio”, detalhou a empresária.
Passados nove meses de abertura da Casa de Vó, Daniely deixou a profissão de professora para se dedicar em tempo integral ao negócio junto à sócia. Foi então que a empresa “deslanchou”. “Não somos empresárias, costumo dizer que somos empreendedoras, estamos sempre buscando algo diferente, fazer parcerias, trazer novidades e o Sebrae esteve sempre com a gente nisso”, declarou.
Uma das maiores dificuldades das empresárias foi a precificação, segundo Daniely. Por isso, elas passaram por uma consultoria que as ajudou a fazer o levantamento de custos da empresa e identificar o melhor preço a ser cobrado pelos produtos a partir de uma ficha técnica.
“Tínhamos um produto de qualidade e uma boa equipe de trabalho, mas não conseguíamos visualizar o nosso dinheiro, mesmo sendo tudo dividido. Um consultor do Sebrae veio e simplesmente a Casa de Vó mudou. A partir disso, começamos a crescer e seguimos progredindo. Isso fez com que a gente reinvestisse e trocasse nosso maquinário, além de melhorar o visual da empresa, tornando-o mais aconchegante com mesas e cadeiras novas. Isso foi transformador”, revelou Daniely.
Em 2020, a rotina foi interrompida pela pandemia de Covid-19 e as empreendedoras precisaram adaptar o seu negócio para atender os clientes com delivery. Apesar da resistência com a mudança no início, Daniely conta que o Sebrae ajudou nesse processo, transformando a visão e ajudando o negócio a crescer ainda mais. Hoje, pelo menos 50% da receita da empresa vem das entregas.
Com a chegada do programa Cidade Empreendedora, executado no município pelo Sebrae em parceria com a prefeitura desde 2021, elas continuaram a receber acompanhamento e consolidaram a Casa de Vó. Mais oportunidades surgiram quando a empresária se inscreveu para participar do Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, além do Empretec – metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor.
Segundo Daniely, participar das capacitações foi mais uma oportunidade de descoberta do potencial e de alcançar novos resultados. Ela conta que as duas sempre tiveram o desejo de abrir uma segunda unidade da Casa de Vó, mas o medo as impedia de seguir em frente por não acreditarem que conseguiriam administrar as duas lojas.
“Depois do Empretec, voltamos com ‘sangue nos olhos’, uma vontade de fazer acontecer. Na hora de colocar as metas, durante o curso, nos sentamos para fazer nosso planejamento pensando daqui a quatro ou cinco anos. E agora, neste mês de outubro nós inauguramos a nossa segunda unidade, com menos de três meses de Empretec, foi um salto grande no nosso perfil profissional”, relatou ela, que hoje com mais maturidade, diz ter pé no chão, visualizando novas oportunidades com o olhar para o futuro.
Hoje, a empresa conta com 15 funcionárias, todas elas mulheres. Daniely explica que é uma política da empresa, apoiar outras mulheres que também são mães e estão em busca de um futuro melhor para a família. Para ela, esse é um grande diferencial do empreendimento. “Nada contra os homens, até porque temos dois entregadores. Mas, todos os nossos produtos têm o toque especial da mulher”, revelou.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Em Dourados, as ações tiveram início no ano passado e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Além de Dourados, atualmente, o programa está em execução em 31 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.