Como parte das ações do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracaju, promoveu um bate-papo com empreendedores locais sobre compras públicas, na noite dessa quarta-feira (18), na sede dos Conselhos Municipais da cidade. O encontro teve a proposta de aproximar o comércio local do poder público, além de apresentar para os empresários as vantagens de tornarem-se fornecedores da prefeitura e esclarecer dúvidas sobre os processos licitatórios.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Gustavo Nozu, a iniciativa é importante para o fortalecimento dos comerciantes e como estratégia para a promoção do crescimento econômico local. “A capacitação trouxe conhecimento sobre o que os empreendedores precisam fazer para participar das licitações lançadas pela prefeitura, o que é de extrema relevância porque gera uma conexão entre o poder público e a iniciativa privada, além de apresentar mais uma alternativa de renda para o empresário. É algo importante também, pois reforça o interesse da prefeitura em comprar do comércio local, o que contribui diretamente para o desenvolvimento da cidade, porque possibilita que o dinheiro permaneça no município, gerando emprego e renda”, destacou o analista-técnico do Sebrae/MS.
A agente de desenvolvimento e atendente da Sala do Empreendedor de Maracaju, Lalesca Lescano Carneiro, o encontro foi muito produtivo e uma ótima oportunidade de os empreendedores esclarecerem dúvidas. “Eles entenderam o que é a licitação, como participar e notaram que os documentos que eles precisam apresentar são de fácil acesso, então, vão ficar mais seguros em participar e acompanhar o processo de licitação, analisando não apenas o valor, mas também as outras características de cada edital. Com certeza haverá uma maior aderência dos empreendedores em licitações daqui para frente”, pontuou.
Na ocasião, os empreendedores do município puderam conhecer também o Portal Empreende Maracaju, uma plataforma digital voltada para facilitar o acesso dos empresários aos editais lançados pelo município, com informações sobre legislação e dicas de como manter a documentação da empresa em dia. O portal também funciona como canal direto com a Sala do Empreendedor e traz um chat onde os empreendedores podem obter suporte em tempo real durante todo o processo de licitação.
Empresários aprovam
Quem participou do bate-papo sobre compras públicas aprovou a iniciativa e ressaltou a importância do encontro para aprender mais sobre como participar de um processo licitatório. A empresária Luciana Machado Kaninoski, proprietária da loja e ateliê Boutique do Chimarrão, por exemplo, ressaltou que a capacitação veio em boa hora, já que ela se prepara para participar do primeiro pregão como empreendedora.
“Estive no EmpreendeFest, organizado pelo Sebrae, e, neste evento, encontrei várias oportunidades de negócio. Uma delas foi a proposta de fornecer alguns itens artesanais para órgão público. Estamos em negociação, então, quando eu fui avisada pela Sala do Empreendedor que teria esta capacitação em licitação, foi uma excelente oportunidade de tirar as dúvidas que eu tinha. Foi muito gratificante participar”, relatou a empresária.
Para a proprietária da Ká Modas, Mariane Kadige Sangalli, o aprendizado foi garantido e de qualidade pois além de trazer informações, a capacitação foi conduzida de forma simples, estimulando a participação e deixando os participantes à vontade. “Além de muito produtiva, o facilitador é extremamente capacitado. Com uma didática alegre e contagiante, ele trouxe conhecimentos específicos e vários insights para interpretar e compreender melhor, não só a questão das licitações, mas também todas as questões empresariais que nós precisamos entender dentro da nossa empresa em relação aos editais. Temos muito a agradecer ao Sebrae/MS, à Sala do Empreendedor e à prefeitura pela oportunidade”, destacou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.