Realizado pelo Sebrae e Prefeitura, por meio do programa Cidade Empreendedora, evento promove palestras, sessão de negócios e mostra de inovação
Com ampla programação voltada a empreendedores locais, pequenos produtores e população em geral, começou nesta quarta-feira (9) o Dia da Oportunidade de Sonora. O evento gratuito é mais uma ação do programa Cidade Empreendedora no município, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. Na programação estão nove palestras – entre elas “O catador de Sonhos” com Geraldo Rufino -, além de uma mostra de inovação e sessão de negócios.
Realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Henrique Zanin, o Dia da Oportunidade teve início, às 8h, com uma solenidade que contou com a presença de lideranças locais e representantes do Sebrae. Na data, o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, ressaltou a importância da iniciativa. “Todos os empreendedores estão motivados para conhecer o Dia da Oportunidade, para ter um dia de negócios e conferir as palestras, cursos sobre Crédito, Marketing Digital. O Cidade Empreendedora vai trazer ao nosso município desenvolvimento, para criarmos mecanismos para gerar emprego, renda, tanto no comércio, indústria e, também, agricultura familiar”, disse.
Em sua fala, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, reforçou que o evento busca capacitar e apoiar os empreendedores de Sonora. Além disso, ele destacou o compromisso da gestão municipal com as ações voltadas aos pequenos negócios. “Quero agradecer a disponibilidade do prefeito, em querer que o Sebrae venha para o município. O Sebrae foi criado para apoiar o empreendedor, o nosso papel nesse processo é apoiar os pequenos negócios. Estamos aqui para fazer eventos como este, para trazer conhecimento e apoio”, comentou Mendonça.
Também presente, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento de Sonora, Valter Rodrigues de Almeida, destacou a importância do Dia da Oportunidade para o município. “Hoje é um dia importante para nós, o Dia da Oportunidade, o que é bom para todos aqui do município. Estou muito feliz, e dizendo a todos que se aproximem desse dia, se aproximem dessa oportunidade”, disse. Participaram ainda da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Dalmi Alves (Tutinha) e o presidente da Associação Comercial e Agroindustrial (ACIAS), Ary Cabral da Silva.
Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade
A empresária Gilsa Viana Lopes, proprietária da Clic Salgados, participa do Dia da Oportunidade. Para ela, a iniciativa está contribuindo para a divulgação da empresa. “Para nós é muito importante, porque conseguimos mostrar o nosso trabalho, divulgar os produtos aqui no município. Já trabalho neste ramo há sete anos e têm muitas pessoas que ainda não conhecem a minha empresa. Meu local de trabalho e onde faço as minhas produções, é a minha casa, quando acontecem eventos como este, monto a minha barraquinha e faço as minhas vendas”, disse a empreendedora.
O evento também é a oportunidade para pequenos produtores rurais apresentarem seus produtos. É o caso de Sirval Macedo Moreira, produtor rural no município e dono do Sítio Santa Maria. “Trabalho com hortaliças, folhagens e alguns produtos de caixaria. O Dia da Oportunidade é um momento onde consigo demonstrar os meus produtos, o meu dia a dia na produção e principalmente o nosso serviço. Esse tipo de ação, só faz engrandecer o comércio local, são iniciativas que ajudam a valorizar o negócio”, citou.
Na feira, também há oportunidades até mesmo para quem está iniciando no empreendedorismo. A estudante Geovanna Saraiva de Almeida Barros, de 13 anos, já é “proprietária” da Pipocas e Doces da Geovanna. “Com nove anos, eu queria um celular, como a minha mãe não tinha dinheiro comecei fazendo pipoca doce, e com o lucro que eu tive consegui comprar o meu primeiro celular. Desde quando comecei a produzir os doces para vender, descobri que era meu sonho. Quero ser uma grande confeiteira e abrir meu próprio negócio”, celebrou a empreendedora.
Ações para os pequenos negócios
Uma das grandes atrações do Dia da Oportunidade em Sonora é a palestra “O catador de sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, que acontecerá, no auditório, das 18h às 19h30. Antes da palestra principal, o evento traz outras nove capacitações que envolvem temas como atendimento ao cliente, acesso à crédito, empreendedorismo feminino, liderança e marketing digital.
Além disso, o evento promove outra ação voltada para os pequenos empreendedores: a Sessão de Negócios. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.
Outras atividades fazem parte do cronograma e irão permanecer durante todo o dia, como a Feira de Negócios, onde empreendedores e pequenos produtores irão expor os produtos para o público. Além disso, também há a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae/MS irá apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelo laboratório ao proporcionar um Tour 360º com óculos 3D e expor produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também vai mostrar as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.
Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).
Clique aqui e confira a programação completa. Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.