Empresária de Sonora recebe acompanhamento do Sebrae/MS e loja de utilidades alcança resultados positivos

/ / Sonora

Aline Dantas começou vendendo tamanquinhos de madeira e, atualmente, expandiu a gama de produtos, incluindo artigos de variedades e acessórios

O caminho de Aline Dantas dos Santos no mundo do empreendedorismo começou com incentivo. A loja Presentes e Utilidades, que comemora 5 anos neste mês de fevereiro, nasceu das palavras de encorajamento de uma amiga, que também realizava vendas. “Ela falava que via em mim a empreendedora que eu tinha potencial para ser, e me deixou de presente o sucesso que sou hoje”, afirma a empresária de Sonora, município da região norte de Mato Grosso do Sul.

Além do estímulo das pessoas que acreditavam em Aline, a loja foi fruto de muito trabalho e superação. Ela ingressou no mundo dos negócios em 2012, vendendo de forma independente, quando o primeiro desafio surgiu: o medo. Aline tinha receio do que as pessoas poderiam pensar dela e isso gerava insegurança na hora de oferecer os produtos. Com coragem, ela passou a desenvolver mais confiança, e o que antes a assustava se tornou algo comum, tanto que expandiu a gama de produtos e, além de tamanquinhos de madeira, incluiu artigos de variedades e acessórios.

A perseverança da empreendedora, resultou na abertura da loja física seis anos depois. Com essa nova etapa, outros desafios surgiram e Aline contou com o apoio do Sebrae/MS para conseguir crescer. Entre oficinas e palestras, a empreendedora participou do curso de marketing digital levado para Sonora por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município pela instituição em parceria com a Prefeitura Municipal. Ao adquirir conhecimento nessa área, foi possível começar a criação de conteúdo para as redes sociais e divulgar a loja de presentes e utilidades, o que trouxe mais clientes e aumentou as vendas.

De acordo com Aline, as capacitações realizadas pelo programa Cidade Empreendedora como forma de dar suporte ao comércio local foram de suma importância, e o programa pode ser considerado um divisor de águas na história do município. “O Cidade Empreendedora tem ajudado tanto os empreendedores, quanto a população, a aprender coisas diferentes para conseguir crescer, trazendo desenvolvimento. Todo mundo que tiver a oportunidade participar do programa, participe. Tenho certeza de que vai colher frutos muito bons”, declarou a empresária.

Sempre buscando crescer, Aline também participou de outra solução do Sebrae/MS: o programa Sebrae Delas, voltado para mulheres que já empreendem ou querem abrir o próprio negócio com a proposta de estimular o empreendedorismo feminino. Por meio dessa consultoria, ela conseguiu organizar ainda mais a empresa e passou a entender as necessidades financeiras da loja.

“Eu vi que eu preciso ter uma organização financeira, para que o meu negócio fluísse da maneira certa. Muitas vezes estamos somente pagando boleto sem entender para onde está indo lucro. Agora eu consegui colocar um sistema na loja e foi possível exercer o controle do caixa e estoque. O Sebrae/MS a luz que eu estava precisando para fazer a minha empresa crescer”, declarou.

Com organização financeira, foi possível ter controle de caixa e contabilizar despesas e lucros

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Sonora integrou o ciclo 2021/2022 do programa e, neste ano, uma nova parceria com o Sebrae/MS foi firmada para a continuidade do Cidade Empreendedora no município.

O programa tem como uma das principais vertentes o apoio ao comércio local para possibilitar que os empreendedores possam melhorar as empresas e consigam crescer. Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o Cidade Empreendedora também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Além de Sonora, outros municípios já foram contemplados pelo programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.