O empresário Bernardo Prado é proprietário da Casa Abiul, espaço funciona no mesmo local onde os avós deles começaram um comércio há 60 anos
Instalado na Rua Ari Coelho de Oliveira, a Casa Abiul é um dos estabelecimentos mais tradicionais de Jardim, na região oeste de Mato Grosso do Sul. O nome é uma homenagem aos avós, que ali iniciaram sua história há mais de 60 anos. Hoje, o empreendimento é comandado pelo empresário Bernardo Prado, que, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, conseguiu se aperfeiçoar, melhorar o negócio e agora pretende expandir.
“A história da casa começou com os meus avós, há mais de 60 anos. Eles abriram aqui, à época, o que se chamava de ‘bolicho’, onde se fazia venda de generalistas, secos e molhados. E aí depois, desde que meu avô faleceu, fechou e eu acabei reabrindo como restaurante para continuar também com o nome e manter a tradição. É uma casa bem tradicional aqui na cidade”, contou Bernardo.
Com produtos de panificação como pães e salgados, o empresário se orgulha em dizer que a produção é artesanal e sai fresquinha todos os dias, o que é o principal diferencial da empresa. “A gente abre de segunda a sexta só para o lanche da tarde, a partir das 14h. Tudo o que produzimos é feito no dia: é compra do dia, é carne do dia, é pão assado no dia. Não trabalhamos com nada congelado, fazemos tudo de manhã, vendemos à tarde e no outro dia começa um novo ciclo. Isso ajuda na parte de qualidade do nosso alimento, que também é um diferencial em relação aos outros restaurantes”, destacou.
Além dessa modalidade, o restaurante também atua com o serviço de almoços e jantares, que são feitos por agendamento e compostos por pratos especiais do chefe como “Fettuccine ai Gamberi Rosso” – massa artesanal preparada com molho à base de tomates com caldo da própria casca do camarão, acompanhada por camarões grelhados e burrata de búfala com molho pesto. “O cliente fala o que ele vai querer comer, quantas pessoas ele vai servir, a data e o horário”, explicou Bernardo. Outro serviço oferecido é o atendimento de eventos. O restaurante já chegou a atender um evento com mais de 300 pessoas com a parte de chefia de cozinha.
Desde a abertura empresa, Bernardo conta com o apoio do Sebrae/MS para melhorar o negócio. O empreendedor já participou de consultoria do programa Brasil Mais com Agentes Locais de Inovação (ALI) e do Empretec – uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil com exclusividade pela instituição para ajudar pessoas a desenvolverem comportamento empreendedor e formas de identificar novas oportunidades de negócios.
Com a mente aberta para novos desafios, o Bernardo também participou, em 2021, do Compre Online do Pequeno, iniciativa do Sebrae levada para Jardim, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, que teve a proposta de apoiar a divulgação dos pequenos negócios nas redes sociais. Concorrendo no segmento de Bares e Restaurantes, o empreendimento conseguiu uma ampla visibilidade no mundo digital e conquistou o primeiro lugar da disputa no município. A partir desse momento, o restaurante chamou a atenção do público e aumentou a clientela.
“A chegada do Cidade Empreendedora em Jardim foi bem importante não só para o nosso desenvolvimento pessoal e do negócio, mas para o desenvolvimento do município em si. O programa veio ao encontro de tudo o que a gente vinha falando, trouxe consultoria para os comerciantes totalmente sem custo. A única contrapartida que nós temos que ter, como empresários, é buscar e participar”, pontuou o empreendedor.
Com as conquistas já alcançadas pela empresa, as expectativas para o futuro são as mais positivas. Bernardo pretende aumentar a produção e ampliar o atendimento. “Queremos ter mais opções para o atendimento presencial e receber o cliente também em outras refeições como café da manhã e almoço, além de aumentar nossa cozinha para ter uma produção maior. Vamos construir esse futuro e, com certeza, teremos o Sebrae como um grande aliado para dar força e suporte. Vamos conseguir concretizar o nosso planejamento na vida real”, finalizou.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Jardim integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de março de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Junto com Jardim, outros 21 municípios também integram o ciclo 2021/2022 do Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Além dessas cidades, outros 11 municípios são atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul e pertencem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.