Nesta quarta-feira (22), o Sebrae/MS e a Prefeitura de Amambai promoveram o “Circuito de Energias Renováveis”, na sede da Associação Comercial e Empresarial do município. Como parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora, a ação teve a proposta de auxiliar os pequenos empresários locais a otimizarem os custos com energia elétrica e tornarem as empresas mais sustentáveis.
Na data, houve uma palestra que apresentou aos participantes estratégias para a redução de gastos com energia elétrica. Foram expostas alternativas que podem ser executadas sem custos iniciais, além de outras medidas que necessitam de algum tipo de investimento como a elaboração de um projeto para a geração de energia solar e o aluguel de energia oriunda de usinas fotovoltaicas. O encontro também contou com a participação de instituições financeiras locais que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.
O vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância de investir em novas tecnologias que visem otimizar a utilização de recursos naturais para tornar o município mais competitivo. “A geração de energia solar, captação de água das chuvas, uso de calçadas permeáveis, gestão de resíduos e eficiência energética. Todas essas iniciativas têm a ver com energia renovável e é algo que precisamos implementar para tornar a nossa cidade mais eficiente. Falar sobre esse assunto é necessário e agradecemos ao Sebrae e a Associação Comercial que possibilitaram essa ação com os empreendedores”, destacou o vice-prefeito.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Vitor Gonçalves Faria, o evento auxilia os empreendedores a identificarem quais medidas podem ser tomadas para favorecer as empresas na adoção de políticas sustentáveis. “O Circuito de Energias Renováveis visa apoiar as empresas na redução dos custos de energia e apresenta soluções. Os participantes assistem uma palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens do uso da energia limpa e, após esse momento, podem conversar com empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável”, esclareceu Vitor.
Para o secretário de Desenvolvimento, Roberto Racchtiune Nascimento, o programa Cidade Empreendedora tem sido relevante para Amambai, principalmente, por trazer ao município soluções que visam aumentar a competitividade e a melhoria dos negócios locais. “O evento foi muito rico, com muitas informações e esclarecimentos. Esperamos que, cada vez mais, os empresários enxerguem a opção da energia solar como uma forma de reduzir custos para que possam investir ainda mais nos seus empreendimentos”, ressaltou.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA), Bruno Anderson, que também é empresário, destacou que o evento promoveu a reflexão sobre a necessidade de se pensar em estratégias inteligentes e sustentáveis que irão melhorar o resultado das empresas. “Os empresários precisam buscar se aproximar de ações como essa e, inclusive, da própria Associação Comercial. Estamos abertos para a implantação de uma usina de geração de energia solar para que seja um exemplo para os demais empresários”, comentou o presidente.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.