Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Pedro Gomes (ACEPG), promoveu nessa terça-feira (15), o Dia do Crédito. Com a finalidade de esclarecer as principais dúvidas dos empresários sobre tema, o evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Pedro Gomes.
Na data, estiveram presentes representantes cinco instituições financeiras, Caixa Econômica, Santander, Banco do Brasil, Bradesco e Sicredi, que além de tirarem dúvidas dos empresários, apresentaram as linhas de créditos disponíveis no mercado destinadas as micro e pequenas empresas. Durante o evento, o público também participou de uma palestra com o consultor do Sebrae, Hudson Garcia, que expôs como o empresário deve se preparar para receber o crédito e quais as melhores maneiras de aplicá-lo.
Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Cintia Esgalha, o evento é de grande importância pois trata de um assunto que gera muitas dúvidas e o intuito foi desmistificar a temática. “Este é um momento em que o Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora e em conjunto com a prefeitura, proporciona ao funcionalismo público e aos empreendedores locais, palestras e orientações sobre a utilização do crédito consciente e seus benefícios para o crescimento de um negócio”, frisou a analista.
De acordo com a assessora de planejamento da Prefeitura, Polliany de Souza, o Dia do Crédito foi uma ação importante o fomento do empreendedorismo. “A iniciativa ofereceu diversos benefícios significativos aos empresários e ao fortalecimento do comércio local, auxiliando o empresário no controle e redução de empréstimos de sua empresa, calculando gastos mensais e reformulação dos seus investimentos através de sua renda”, destacou a assessora.
Para os empreendedores que participaram da ação, como Nalva Rosa da Silva, da empresa Suspiros da Nalva, o evento foi uma oportunidade de obter mais conhecimento relacionado ao crédito. “Queria entender mais sobre os juros e taxas de financiamento, e acho que consegui, as consultas foram esclarecedoras. Precisava financiar um forno para agilizar as minhas produções e hoje, saio saqui com duas propostas de financiamento”, comentou a empreendedora.
Além da presença das instituições financeiras, o evento também contou com a participação do Procon que levou informações aos empreendedores do município sobre gestão financeira. “As orientações sobre o superendividamento, são obrigatórias por meio da lei 14.871/21 que prevê a regulamentação do superendividado. Então, levamos mais informações sobre o tema, com a proposta de auxiliar os empresários que estão inseridos nesse contexto a sair desse cenário e se reorganizarem, sem contrair outras dívidas”, expôs a coordenadora do Procon em Coxim, Edivânia Géssica Vicentina.
Outras informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, através do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.